Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1973 - Março)

Eles & Elas

Os alunos da Escola Técnica Federal do Paraná vão dar início a um projeto sensacional, destinado a se integrar como uma luva dentro das comemorações oficiais do centenário de nascimento de ALBERTO SANTOS DUMONT, a transcorrer em julho próximo: a construção de uma réplica, em tamanho natural, do DEMOISSELE - um dos modelos feitos pelo Pai da Aviação para provar que o homem podia voar. E os garotos da Escola Técnica com apoio do pessoal da Aeroclube e da EOEI também farão o seu aparelho voaram.

Teatro

"Se Você Jurar" (Teatro do Paiol, 21 horas, de hoje e amanhã) se constituiu numa experiência nova na carreira de Ricardo Cravo Albin. Mineiro radicado na Guanabara há mais de 30 anos, advogado, diretor do Museu da Imagem e do Som por vários anos e ex-presidente do Instituto Nacional do Cinema, Albin é, no Brasil, um dos homens que melhor conhece a nossa música popular. Não apenas um experte, mas também um defensor: como diretor do MIS, promoveu ciclo de depoimento com os maiores nomes de nossa cultura popular, realizou exposições, concertos, idealizou cursos.

Pintando o 7

Fernando Bine, que integra uma das últimas safras de valor formadas pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, vai fazer, finalmente sua primeira individual: dia 10, no Museu de Arte Contemporânea. Bina é um dos artistas mais influenciados pela técnica dos quadrinhos, caracteristicas de eus primeiros trabalhos, que lhe deram um dos principais prêmios do Salão Paranaense, em 1970.

MÚSICA

Foi catastrófica a última vinda de Johnny Halliday e Sylvie Vartan ao Brasil. Para um espetáculo patrocinado por uma fábrica de bebidas e transmitido pela Rádio Luxemburgo, o casal apresentou-se num badalado show no Copacabana Palace, recebido a pedradas pela critica brasileira e que decepcionou o público.

Palco/Som/Imagem

Luiz Gonzaga, o bom "Lua" que há mais de 30 anos tornou-se nome dos mais respeitáveis e populares de nossa MPB, não vinha há muitos anos em Curitiba, mas seu prestigio so cresceu - principalmente junto aos jovens, após sua revalorização pelo grupo baiano (Gal-Gil-Cae): sua apresentação na noite de 29 na concha acústica da Praça Afonso Botelho, levou mais de 5 mil pessoas aquele local. Sob auspicio de Rubens Teig, das Lojas Universal, e numa promoção da Prefeitura, o "Rei do Baião" ofereceu a cidade um belo espetáculo popular.

LIVRO

O programa editorial da livraria José Olympio para 1973 é dos mais expressivos, com muitos candidatos a relação de best-sellers. Assim é que em fevereiro, apareceu mais um romance de Curt Siodmak, "Memória Assassina". Em março, o principal lançamento é "Análise do Comportamento Humano" de Ellen P. Reese. Para abril, um livro que nenhuma pessoa interessada em política internacional deixará de adquirir: "Um mundo restaurado" de Henry Kissinger (foto), hoje o nome-notícia mais importante da política norte-americana. Ainda em abril, "Linguagem Corporal" de Julius Fast.

Um disco com histórico concerto no Municipal

Com uma pequena gravadora (Imagem, Discos, Tapes & Filmes), Jonas Silva vem dando um exemplo às grandes fábricas, que insistem em sonegar do público brasileiro os grandes lançamentos de jazz e música erudita. Idealisticamente , suportando muitas vezes grandes prejuízos, Jonas tem editado nos últimos anos alguns dos melhores LPs de música erudita e jazz, em nosso mercado.

GENTE

Quando o MPB-4 começou a aparecer profissionalmente, oito anos atrás. Os Cariocas eram o maior nome de nossa musica vocal, em termos de trabalho de equipe. Assim é que a principal preocupação dos quatro rapazes de Niterói foi criar um estilo próprio - romântico e agradável como do conjunto de Severino Filho, mas de muita personalidade. Dois anos depois, Os Cariocas desapareceriam após quase 20 anos de existência e o MPB-4 firmou-se como o nosso mais importante grupo vocal, colecionando prêmios - como o que lhe foi outorgado na semana passada, pelos críticos musicais de São Paulo.

Cinema

Um dos lançamentos fotográficos mais importantes do ano ocorreu no dia 27 de março no Teatro Gazeta, em São Paulo: "A Música Livre de Hermeto Paschoal" (Sinter-Phonogram), álbum gravado no ano passado e que vinha sendo aguardado com a maior ansiedade pelo público que se interessa pelo trabalho criativo deste "estranho senhor de 40 anos que precisou cumprir as absurdas condições impostas pela gravadora a alguns artistas brasileiros de qualidade" como escreveu o disc review Maurício Kubrusly ("Jornal do arde", 28-3-73).

Música

Alguns lançamentos bastante auspiciosos: no Cine São João, a partir do dia 7, a primeira experiência do extraordinário (e premiado) ator George C, Scott (foto) no campo da direção: "Fim de uma Angústia" (Rage), um drama viril e sincero sobre o desespero de um pai que se volta contra uma estrutura política responsável pela morte de seu filho. Um filme saudado com entusiasmo pela critica e que traz no elenco afora Scott, outro excelente ator, há anos ausente das telas: Richard Basehart.

Livro

A Editora Imago acaba de lançar o livro O Tratamento Psicanalítico de Crianças, da autoria de Anni Freud. Qualquer que seja a posição que se possa sustentar dentro do campo psicanalítico não poderá ser negligenciado a contribuição que Anna Freud nos fornece neste livro para a compreensão da vida emocional da crianças e em consequência para sua criança e educação. O material contido fala por si. A evidência da observação exata, a apresentação honesta dos fatos, a liberdade isenta de exageros ou falsa dedução e a demostração de um trabalho lúcido revelam uma mente cientifica em funcionamento.

Gente

Poucos jornalistas que escrevem sobre problemas urbanos tem um conhecimento tão amplo do assunto como Odom Pereira, editar da coluna "São Paulo por Dentro", três vezes põe semana na "Folha de São Paulo". Apaixonado pela sociologia urbana - suas perspectivas, os dramas das grandes metrópoles e possíveis soluções - Odeon esteve seis anos afastado de sua mesa na redação das "Folhas", para ocupar uma das poltronas da Câmara de Vereadores em São Paulo.

Comunicação

CRIADA há alguns meses, só agora a Oficina está se apresentando oficialmente, aliás de uma forma das mais simpáticas, junto a cliente em potencial. Pois olhem só o texto que bolou para este lançamento: - "Nesta Curitiba de tantos amores, positivistas e agências de publicidade, surgimos nós - a Oficina de Publicidade. Ou a Agência de Publicidade Oficina Ltda, de CGC n.º .... 75.116.475/001, Inscrição n.º 4.35.01.0203, como exigem os cânones da vida comercial. Mas dirão vocês: - Mais uma?

TEATRO

Despercebido há pouco mais de um ano, quando de sua estréia, "Boneca Amorosa" (cine Marabá) merece agora maior atenção, pois o segundo filme que seu diretor, o inglês Alastair Reid, realizou - "Paixão e Crime", não só foi incluído entre os 10 melhores do ano, como o destacou como a grande revelação do ano passado, em seu campo.

MÚSICA

O grupo Novos Baianos, que depois de fazer um lp, "Ferro na Boneca", 1970) na RGE, ficou vários meses sem gravar, fez no ano passado, na Odeon, um bom álbum: "Acabou Chorare". Mas pelo visto, os encucados jovens não gostam muito de ficar numa mesma gravadora, pois agora já passaram para a Continental, por onde saí o compacto com duas composições de Morais-Galvão, dois dos quatro Novos Baianos: "A Minha Profundidade" (onde também colaborou Paulinho) e "O Prato e a Mesa".

LIVRO

Em sua introdução, Clementino Fraga adverte: "A biografia é um gênero literário difícil". É realmente, além de difícil, a biografia é, na maioria das vezes, um gênero maçante, cansativo - que dificilmente prende a atenção do leitor. É claro que a biografia pode se transformar em romance, "dourado a pílula" e fazendo a sua leitura um agradável (e instrutivo) entretenimento. Em "Vida e obra de Osvaldo Cruz", Clementino Fraga conseguiu fazer não só um objetivo (e quase cientifico) relato da vida do famoso médico sanitarista, mas também uma obra de leitura agradável e fácil.

GENTE

Revendo parentes e preparando seu primeiro grande trabalho na arte do vitraux, Zeldi Akerman aceitou o convite para fazer uma próxima individual na galeria do Teatro do Paiol, com as tapeçarias que a consagraram como uma das mais promissoras criadoras nesta técnica. Começando a criar na tapeçaria a partir de 1968, em 1970 Zeldi participava de uma coletiva na galeria grupo B, em Botafogo, onde, no ano passado, fez sua primeira individual.

O Estadinho

O ESTADINHO

Cartas

Rutenlinda dos Prados (Curitiba) - "Não sei como, mas a verdade é que, nestas últimos dias, interessei-me pela coluna "Cartas". Isto aconteceu porque nela escreve alguém que se diz ser Ana Yaroslavna. Ela, com seu estilo bastante singular, tem tocado em assunto do meu interesse. Por exemplo, numa das vezes, fala das freiras (...) Diz ela que, certa vez, observou um grupo de freiras, exibidas e tagarelas e, se não me falha a memória, também se refere à beleza delas, entocada num hábito antiquado, etc. De fato é vardade.

Cinema

a exibição de "O Fim de uma angustia (Cine Scala) é uma oportunidade do público verificar uma nova faceta do talento do polemico George C. Scott, ator pouco popular até 1971, quando, numa atitude semelhante a que Marlon Brando (foto) tomou na última quarta-feira dia 28 de março, recurso o Oscar de melhor ator de 1970, por sua criação do personagem-título do filme "Pattom" de Franlin Schanffer.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br