Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1975 - Março)

Boni,Globo & Cia (III)

A longa reportagem (7 páginas) que a revista "Status" (n. 7 fevereiro/75, Cr$ 12,00) dedicou à entrevista com os executivos das várias Centrais da Rede Globo de Televisão traz informações das mais interessantes, que auxiliam os telespectadores da maior cadeia de televisão do Brasil a compreender porque se mantém em primeiro lugar de audiência em todo o Pais.

A Catedral e sua reforma

A União Cívica promoverá ao entardecer de segunda-feira sua sede do Alto de São Francisco, uma reunião que terá em pauta assunto pouco usual de ser tratado nas tertulicas reuniões daquela entidade: discussão das modificações que se pretende impor na Catedral Metropolitana.

Eliana, afinal um grande disco

Uma prova de quando é importante um bom produtor na carreira de uma cantora é o último elepe de Eliana Pitman, Filha (adotiva do admirável Booker Pitman (1909-1969) ao lado de quem iniciou sua carreira de vocalista nos anos sessenta, tendo como empresária uma das figuras mais famosas do folclore musical brasileiro, a vigilante supermãe Ofélia, que da ternura do personagem de Shakespeare só tem o nome, Eliana sempre teve boas oportunidades. Nunca lhe faltaram bons contratos e chances para se afirmar como show-woman.

O cantor Chico com sinal verde e um álbum excelente do MPB-4

No final de 1974, como sempre acontece, as gravadoras reservaram algumas boas edições de musica brasileira, com nomes de enfrentar o ex-maior (ufa!) fenômeno de vendas -a majestade (sem trono) Roberto Carlos, da CBS, cujos recordes de vendagem já começam a ser superado por gente de melhor nível, como Martinho da Vila . Ao lado das estrelas maiores da melhor MPB.

Discos

É necessário ouvir com atenção os novos compositores interpretes que aparecem, mensalmente. Sem preconceitos e com boa vontade é possível descobrir novos e expressivos valores entre os muitos que tentam os difíceis caminhos da música. E quando ao invés de macaquices pop-internacionais os jovens preocupam-se com uma linguagem brasileira, é ainda mais importante esta atenção.

A novata Margie e a surpreendente Simone

A Continental vem impressionando aos que acompanham o movimento fonográfico pela regularidade de seus lançamentos, tanto no campo nacional, quanto no internacional. Ao lado de um rápido reerguimento de seu elenco nacional, a gravadora paulista também conseguiu excelentes representações internacionais, que fazem assim de seus suplementos mensais os mais ansiosamente aguardados pelo público e crítica.

Panorama, O Jornal

Com todas as condições para alcançar o maior impacto na imprensa brasileira, o jornal "Panorama", a partir do próximo domingo, em todas as bancas do Norte do Estado e também circulando no Sul, será um jornal com características novas. Uma equipe de profissionais do mais alto nível - vários Prêmio Esso, jornalistas de muita experiência em revistas e jornais do Rio de Janeiro e São Paulo - vem trabalhando desde agosto, preparando este novo órgão de comunicação.

As mulheres & o que fazem

Rosy Pinheiro Lima, uma das maiores contribuintes do Imposto de Renda no Paraná, proprietária de dezenas de valorizadíssimos imóveis, advogada, única mulher que já ocupou uma cadeira na Assembléia Legislativa (47/48), com mais um pioneirismo: é a primeira paranaense a visitar a China. Apesar de ter sempre liderado as campanhas cívicas e combater o mundo comunista, Rosy em 1969 fez uma longa visita à União das Repúblicas Soviéticas Socialistas. Agora, esta voltando de viagem a China Continental e promete fazer um relato do País de Mao-Tsé Tung numa das próximas reuniões do Clube Soroptimista.

Os Cantores de Rádio

Como já acentuamos em comentário anterior, o fenômeno Secos & Molhados, quando conseguiu se transformar no grupo de maior aceitação da juventude ( e infância) vendendo milhares de cópias de discos, abriu os olhos das gravadoras para a necessidade de acreditar em gente nova, com boas propostas.

... para administradores

Através do seu Instituto de Documentação, dirigido pelo professor Benedito Silva, a respeitada Fundação Getúlio Vargas, tem editado obras da maior importância para profissionais de vários setores da administração pública e privada. Dois exemplos de sua bem orientada programação editorial: Administração Pública de Ira Sharkansky, que aborda aspectos que parecem capaz de afetar as decisões políticas em unidades administrativas.

Dificuldades editoriais

O professor Júlio Moreira já tem em casa os primeiros exemplares recém saídos da Imprensa Oficial do Estado - de seu livro (em três volumes) "História dos caminhos das Comarcas de Paranaguá e Curitiba".

O cinema & a política.

Divergências políticas entre o exibidor Daniel Pré-coma, proprietário do único cinema da cidade de São José dos Pinhais e o prefeito Nyr Marcilio de Oliveira, estão fazendo com que há dois anos os moradores daquela comunidade não possam ir ao cinema e ampliando, obviamente, com isso, a audiência da televisão, Précoma, 55 anos, desde 1954 proprietário do Cine Ideal, há três anos decidiu construir um novo cinema - já que a antiga casa, inaugurada em 1940 pelo alfaiate Alberto Biche Biche e que em seus primeiros 14 anos de funcionamento teve nada menos que dez diferentes proprietários, não ofere

Guerber, o Ballet & o Dollar.

Na mesa redonda que reunira alguns dos maiores bailarinos (as) do Brasil e do Uruguai, que se encontram na cidade participando do Encontro das Escolas de dança, para discussão de problemas relacionados a profissionalização, Antônio Carlos Guerber, diretor artístico da Fundação Teatro Guaíra e idealizador desta promoção, vai levantar uma tese bastante audaciosa: qual a validade do Ballet se principalmente as escolas oficiais recebem apenas meninas que buscam aulas de elegância e expressão corporal, sem qualquer consciência de fazerem da dança uma profissão?

Sale & o Guaira (I)

Quando transmitir o cargo do superintendente da Fundação Teatro Guaíra ao seu colega e velho amigo Maurício Távora, o ator Sale Wolokita poderá incluir tranqüilamente, em seu discurso, as palavras "missão cumprida". Pois em apenas dezoito meses na direção de nossa principal casa de espetáculos, Sale realizou uma soma de eventos, da qual pode, com muita razão orgulhar-se. Wolokita vai distribuir na próxima semana um relatório em que sintetizará o muito que fez em tão pouco tempo.

A fé & os homens

Se o romancista Sinclair Lewis (1885-1951) estivesse vivo poderia, por certo, escrever um novo livro tão vigoroso quanto seu Elmer Gantry (1927) em torno das novas religiões que estão crescendo cada vez mais no Brasil. Provando que o povo busca cada vez mais acreditar nas forças espirituais, as religiões, seitas e crenças proliferam, sobre as mais diferentes denominações, merecendo ao lado do respeito a cada uma, também estudos sócio-economicos capazes de ao menos esclarecer o porque de tanta fé e espiritualidade, em torno de tantas mensagens & mensageiros. Xxx

O Instituto do disco

Uma das comunicações mais discutidas por ocasião do I Encontro dos Pesquisadores da Musica Popular Brasileira realizada no ultimo fim-de-semana em Curitiba, foi apresentada pelo jornalista Lúcio Rangel, 60 anos, 40 de imprensa reconhecidamente o primeiro profissional da critica a se preocupar em estudar e valorizar o nosso cancioneiro. Em duas laudas datilografadas, o autor de "Sambistas & Chorões" defendeu a idéia de defendeu a idéia de criar um Instituto Nacional do Disco, justificando amplamente o seu ponto de vista.

A Orquestra Mahavishnu

Orchestra se dissolverá para dar lugar a uma nova e melhor forma de expressão do "espirito". Mclaughlin fez tournée, no início de maio/74, com sua nova banda de 11 elementos, denominada simplesmente de Orchestra Mahavishnu. "Eu não desejo chamá-la de Mahavishnu II - disse ele pois realmente, esta é a verdadeira Orquestra Mahavishnu". Ele tem uma maneira desconcertante de dizer essas coisas. De fato, só a sua presença já é desconcertante. Já foi chamado de fanático religioso.

Discos

Em seu quinto lançamento, a série Continental Cultural focaliza Dick Farney e Lúcio Alves, os predecessores do movimento bossanovístico. No disco que acompanha a edição, são revividos alguns dos mais expressivos êxitos dos cantores dados em suas edições originais - e no libreto anexo há um relato sucinto de como Dick e Lúcio se projetaram na MPB.

A vez de Pontal.

Com uma das mais estreitas faixas litorâneas do Brasil, em termos de praias acessíveis a banhistas, o Paraná começa entretanto a atrair as atenções de grandes grupos internacionais que estariam dispostos a investir na instalação de um complexo turístico especialmente em três pontos: Pontal do Sul, Ilha do Mel e Guaraqueçaba.

Folclores Zoológico

Como as estórias relacionadas ao jogo-do-bicho, aqui publicadas no domingo passado, tiveram boa repercussão, eis mais duas coletadas pelo jornalista Gilberto Grassi, que não esconde sua simpatia pela Zooteca: um jornalista de Curitiba (na época trabalhava na "Gazeta do Povo") estava noivo e preocupado em aumentar o orçamento para mobiliar o apartamento. Num final de semana, por insistência de amigos foi à praia, mas logo que chegou em Guaratuba foi acometido de remorso. O custo da pequena esticada ao litoral poderia significar o fogão para a futura cozinha de seu home sweet home.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br