Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1975 - Novembro)

Mundo Plástico

Suzana Lobo, 65 exposições (entre individuais e coletivas) em apenas 10 anos de atividades profissionais, faz na próxima terça-feira uma das mais originais (e gabaritadas) mostras do ano, na Acaiaca: "por Trás dos Bastidores". Criativa como sempre, procurando novas formas para desenvolver seus óleos e desenhos, Suzana introduziu, há alguns anos, as telas redondas, hoje com aceitação nacional. Agora usa bastidores de costura como base de seus trabalhos.

Planeta & Status

A Editôra Três está lançando simultaneamente duas edições de "Planeta". A revista, dedicada ao ocultismo e temas ligados ao realismo fantástico, não poderia deixar por menos: mandou para a Colômbia uma equipe chefiada pelo seu redator-chefe, Ignácio de Loyola, para cobrir um dos acontecimentos mais noticiados neste ano - o I Congresso Mundial de Bruxaria. Assim, no número 37, a revista discute os rituais e as conferências, falando dos "bruxos" que compareceram, dando sua interpretação.

A nova empreiteira

EBEC - Engenharia Brasileira de Construções S.A. é o novo nome da antiga Cavalcanti Junqueira S.A. Em sua 75ª Assembléia geral, aquela empresa, passou por várias modificações: Antonio Lacerda Braga Filho renunciou à vice-presidência, representando a antiga diretoria e na mesma sessão foram aprovados os novos estatutos. Agora, com capital social de Cr$ 104.000.000,00, a EBEC, tem na presidência o sr. Antonio Carlos Leinig Leal, na diretoria administrativa o sr. Tito Oliver Ghisi e na direção técnica continua o conhecido empreiteiro Ferdinando Miraglia.

A grande enciclopédia brasileira

O escritor Francisco de Assis Barbosa, editor da Enciclopédia Mirador, contava, quinta-feira, no coquetel de apresentação da notável obra, que só agora, após cinco anos de full-time para realizar este projeto em que foram investidos US$ 12 milhões e empregados 1.300 colaboradores e 150 redatores fixos, poderá voltar a escrever os seus livros. Com 18 obras publicadas e 32 prefácios "para livros de amigos", Assis Barbosa tem planejados três novos trabalhos: um deles sobre D.

O disco de Rosane

Se alguém passar pela Rua São Leopoldo, 40 no Jardim Centenário e ver um disco voador, não pense que está entrando para o clube dos ufologistas amadores. Nos jardins daquela mansão; um grupo de meninas constrói um objeto voador não identificado; usando material cedido por diversas empresas e que; quando concluído; devera ser uma das maiores atrações da FeIra Municipal de Ciências, no Colégio Estadual do Paraná.

Charquetti, o exemplo

O médico e jornalista Percyval Charquetti, integrante da equipe de O ESTADO desde sua fundação, é citado como exemplo de médico humanitário, na longa reportagem que a revista "Veja" (edição de 29/10/75) publica sobre os problemas do atendimento médico no Brasil. Um dos mais conceituados do Paraná, integrando as equipes de vários hospitais, Charquetti é um médico profundamente humanista que, com idealismo, tem se dedicado a sua profissão, sem preocupar-se em fazer fortuna.

O centro aeroespacial

Se o entusiasmo manifestado por alguns vereadores, dias atrás, numa sessão solene em que os produtores do programa "Entre Nuvens" foram homenageados, for mantido e o prefeito Saul Raiz sensibilizar-se com o projeto, é possível que Curitiba venha a ganhar, em breve, mais um local de recreação e ensino: o Centro Aeroespacial no futuro Parque do Iguaçu. xxx

Um assalto de talento

Se há seis anos passados, "O Assalto" valeu ao seu jovem autor, o mineiro José Vicente de Paula, os aplausos entusiásticos da mais rigorosa crítica - confirmados na outorga do Troféu Moliére 1969, hoje, a remontagem que o Grupo Mambembe faz deste vigoroso texto (Auditório Salvador de Ferrante, até o dia 9, 21 horas), permite não só uma melhor revisão da peça, como revela, para o público curitibano, um extraordinário ator: Gilberto Bastos, 27 anos, longa experiência em vários grupos do Rio de Janeiro, agora radicado em Curitiba.

Bons ventos da Vasp

A Pluna, empresa uruguaia de aviação civil que vai reiniciar suas operações, inclusive com uma possível linha Montevidéu-Florianópolis-Curitiba, adquiriu três Viscount da Vasp. Seu presidente, coronel Manuel Buadas, justificou a escolha "pelo conhecido zelo com que a Vasp empresta à manutenção das suas aeronaves, que assim podem continuar sendo muito úteis a quem as adquire de segunda mão".

Scaps, udegrudi tupiniquim

Desde que Rogério Bonilha - hoje professor da Universidade Federal do Paraná, fez, em 1972, a tentativa de editar um jornal udergrudi - "A Aldeia", ninguém mais encorajou-se a disputar esta instável faixa de leitura abaixo dos 30 anos.

Os livros de Rosita

Rosita Benks, que terça-feira autografa o seu livro "Clementine - Na pureza de seus pecados" (Livraria Martins Editora, 91 páginas), teve a alegria de ver esta obra de estréia alcançar boa vendagem, antes mesmo de seu lançamento oficial. Tanto é que já está concluindo um segundo romance, enquanto anima-se também a reunir em livro os seus poemas, que entre outros avais, tem o elogio de [Menotti] Del Picchia. O autor de "Juca Mulato", apreciou o seu "o estilo límpido, sem os sofisticados excessos dos atuais ficcionistas".

Drupi, o italiano

Seu nome verdadeiro é Giampiero Anelli. Alto, cabelos escuros, é o grande coqueluche do momento na Itália e na França. Agora, Drupi, está estreando no Brasil com seu primeiro elepe, que traz por título "Due". Seu gênero é, de preferência, o romântico. O disco foi produzido por Enrico Ricciardi, que junto com Albertelli, compôs oito das 10 faixas do elepe. As duas restantes, "Sei Vera" e "Quando Mai" são de autoria do próprio Drupi, em parceria com Ricciardi.

Trilhas Sonoras

Na ausência da imagens, o consolo do som. Pouco a pouco, vamos nos acostumando a ter ao menos as músicas dos filmes que a Censura veta ao [público] brasileiro. "Z", de Costa Gravas, foi proibido, mas a trilha sonora de Mikes Theodorakis, saiu pela CBS, e até hoje está em catálogo.

Voz & Violão

O violão continua a ser o instrumento-base para acompanhar a emepebe, garantindo, sempre, aos nossos compositores-intérpretes uma segurança harmônica, que poucos outros [instrumentos] possibilitam. Três exemplos, em diferentes gêneros, estão em elepes que aparecem agora nas lojas.

Em todas as rotações... Em todas as direções...

1 - JOHNNY MATHIS, 39 anos, 20 de carreira, numa idade em que os vocalistas atingem o seu ponto alto, atravessa uma fase de instabilidade artística.

Documento

Das grandes gravadoras, a Phonogram é uma das que mais acredita na constante elevação do poder aquisitivo dos compradores de discos.

Estudos

A Editora Paz & Terra, hoje uma das casas publicadoras com melhor linha de lançamentos, está colocando nas livrarias mais três importantes obras. O primeiro deles é "A Universidade Necessária" (2ª edição), de Darcy Ribeiro, que traça um quadro da evolução histórica da idéia da universidade. Ao longo de suas 307 páginas, o ex-reitor da Universidade de Brasília mostra o papel e a função desempenhados pela Universidade como instrumento de aceleração do desenvolvimento nacional. E sugere medidas para vencer o abismo que separa os países tecnicamente avançados dos atrasados.

Artigo em 04.11.1975

A escritora Rosita Benks autografa hoje, ao entardecer, o seu livro "Clementine - Na Pureza de Seus Pecados" (Livraria Martins Editora, 1975). Nas duas semanas que passou em Curitiba, cuidando do lançamento de seu romance, Rosita (foto) já concluiu um novo livro - ainda sem título, que estará publicando em princípios de 1976, pela mesma editora.

Bonzos de Finados

Uma feira ecumênica aconteceu domingo, defronte os portões do Cemitério São Francisco de Paula: entidades religiosas, espíritas, protestantes e até um grupo de orientais bonzos procuravam atrair as atenções dos curitibanos que visitaram os túmulos de seus parentes, propagando suas respectivas religiões. Um grupo de 8 bonzos, em trajes amarelos, era o que se destacava mais pela originalidade de trajes e por entoar cantos em homenagem a Krishna.

De compositores & músicos

1 - Com depoimentos de compositores dos mais importantes da emepebe - Hermínio Bello de Carvalho, João Bosco, Sergio Ricardo, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Aldir Blanc, Cartola e outros, o programa "Fantástico" (Rede Globo de Televisão, domingo, 21 horas) apresentou uma inteligente e dinâmica reportagem-denúncia - sobre a vergonhosa situação dos direitos autorais.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br