Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1981 - Dezembro)

Artigo em 01.12.1981

Infelizmente, mais uma vez, se repetiu aquilo que está colaborando para fazer com que os melhores artistas passem a incluir Curitiba como ponto negro no mercado cultural brasileiro: na sexta-feira, o bom alemão, guitarrista e compositor de méritos, simplesmente teve uma única espectadora no Paiol, "assim mesmo uma alemão que foi lá pensando se tratar de um artista de Munique", como dizia Olmir Stocker ("Alemão" para os amigos) na tarde de sábado, batendo papo com o seu velho amigo Pirata (Afonso Cid, 53 anos), companheiro da época do quinteto de Breno Sauer.

Arquitetos pegam na massa e dão exemplo

Domingo, a partir das 10h30min, uma festa da cumeeira de características originais aconteceu no bairro Tarumã, num conjunto habitacional que a Sakamori ali está construindo. Alunos e professores do curso de arquitetura da Universidade Federal do Paraná se confraternizaram, num ambiente descontraído, com mestres-de-obras e operários pela finalização de uma casa popular que foi totalmente erguida por 26 estudantes, num trabalho prático do "arquiteto construindo".

Política, pacote e samba segundo Villas e Cabral

Mineira e prudentemente, nenhum político do PDS se animou a assistir a "Parceria" de segunda-feira, quando o jornalista Villas-Boas Corrêa e Sérgio Cabral conduziram um dos melhores encontros da série que a Fundação Cultural vem promovendo há mais de dois anos, trazendo a Curitiba personalidade de diferentes áreas.

Artigo em 02.12.1981

Excelente ator, indicado ao Oscar há alguns anos por sua atuação em "Os Russos Estão Chegando" de Norman Jewison, Alan Alda vem tentando já há algum tempo a carreira de diretor-roteirista. Com este "As Quatro Estações do Ano" (Cine Condor, hoje último dia em exibição) tenta o mergulho num [gênero] difícil mas atual - os conflitos conjugais e a crise da meia-idade. A exemplo de outro ator-diretor, John Cassavetes, em "[Os] Maridos", este "The Four Seasons" coloca um grupo de amigos numa análise de seus relacionamentos afetivos.

... e no fim de noite, João achou a sua musa Macunaíma

Há um mês, quando veio a Curitiba a convite do editor Faruk El Khatib, para a inauguração do salão Passarola e também assinar contrato para escrever adaptações em fotonovelas de romances brasileiros, o escritor João Antônio (Ferreira Filho), 41 anos, conheceu inicialmente os ambientes mais sofisticados da cidade. A vernissage foi na Fundação Cultural, o jantar no Kleciu's, na Sociedade Helvetia e Jão, a exemplo de outros convidados, ficou hospedado no recém-inaugurado Slaviero Palace Hotel.

A estátua gigante de N. S. do Rocio na Serra do Mar

Na altura do km 21 da BR-277, no pico da Pedra Queimada e ao pé do "Gigante Adormecido", na Serra do Mar, uma imagem de 40 metros de altura de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná, estará a 715 metros sobre o nível do mar - podendo ser vista de todo o litoral. Seus cabelos, construídos com tubos de órgão, emitirão melodias com o sopro só vento e uma programação especial fará com que ao entardecer, ao redor de 60 kilômetros se ouça os acordes do Ave Maria, de Haendel.

O bom som dos moços neste fim de semana

Há muitos anos que os irmãos Jean e Paul Garfunkel fazem música. Filhos do engenheiro Pierre Garfunkel (1927-1968), primogênito do casal Paul (Paris, 1900 - Curitiba, 1981) e madame Helena Garfunkel, estes dois jovens, embora nascidos e criados em São Paulo, têm muitas ligações com o Paraná, onde [residem] sua avó e seus tios, Karlos-Kranchetti Richfietter e primos, Mônica e Luca. A música que Jean e Paul fazem se caracteriza por uma virtude rara em nossos dias: o bom humor.

Artigo em 04.12.1981

Muito já se noticiou sobre a "Missa dos Quilombos", que Milton Nascimento escreveu com os poemas de Dom Pedro Casaldaliga e que será oficiada por D. José Maria Pires, único bispo negro do Brasil, no dia 20 de novembro, na Serra da Barriga, em Alagoas. O que até agora ainda não teve o devido registro foi de que Milton Nascimento (de quem a Ariola lançou novo lp, "Caçador de min", será um dos debatedores do segundo painel no Simpósio Nacional sobre o Quilombo dos Palmares, de 17 a 20 de novembro, na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió.

No campo de batalha

O publicitário Pessoa de Mello é, antes de tudo, um moço que gosta de festas. Anualmente bola uma série de eventos para movimentar as discotheques da cidade e hoje promove a 2ª eliminatória da "School Girl 81", que escolherá "a menina mais bonita e charmosa dos colégios, cursinhos e academias de balé da cidade". Uma justa homenagem póstuma ao jornalista e escritor Nelson Luis Ribas de Oliveira [precocemente] falecido: dia 10, no hall da Reitoria, será lançado seu livro "Arte Final".

A necessária poesia que defende nossas baleias.

Entre a correria e a luta pelo pão-nosso de cada dia, na guerra nem um pouco santa do quotidiano na luta da selva da cidade grande, ainda sobra tempo para a poesia - talvez por isto mais resistente e necessária do que nunca. Livros & poetas são notícias, mostrando que a palavra (r) existe sempre.

Artigo em 05.12.1981

Com toda razão o pintor Fernando Velloso, coordenador do Patrimônio Artístico da Secretaria da Cultura, adquiriu uma cópia do filme "A Vida de Brian", em redução de videocassete. Esta deliciosa e irreverente comédia - Exibida (sem sucesso) há duas semanas no cine Condor, foi rodada há 2 anos, na Tunísia e de seu elenco, como extra, participou a filha mais velha de Fernando e Philomena Gebram, a bela Cristina, hoje com 24 anos de idade.

Nas músicas de nosso Carnaval o curitibano mostra a malícia

A julgar pela audição de centenas de músicas inscritas no II Festival Abre Alas - cuja primeira eliminatória será realizada na próxima sexta-feira, 11, os compositores paranaenses estão bastantes desinibidos e liberados.

Em Florianópolis

Uma Capital em que houve apenas um crime de morte durante um ano. Uma Capital onde a polícia é mobilizada no Carnaval - dos mais animados do País - para conduzir os motoristas bêbados para casa. Um Carnaval onde não houve uma única prisão. Onde os policiais estão proibidos de andar armados nas festas populares. Existe sim. E não é na Finlândia, Suíça ou Mônaco, mas sim há apenas 200 quilômetros.

A arte de vitraux na mostra de Karim

Exposições acontecem todas as semanas, num calendário que faz de Curitiba uma cidade que tem, proporcionalmente, o maior número de vernissages do País. Há exposições importantes outras apenas comerciais, interessantes e comuns. Assim, é necessário saber selecionar o que há de mais importante para se ver.

Piano-bares desta cidade sem portas

Mais do que (apenas) um novo endereço da boêmia etílica da noite curitibana, o Meio Fio, que quatro jovens e bem sucedidos empresários abriram na sexta-feira, é a confirmação de que apesar da bebida entrar na relação do supérfluos e os tempos estarem cada vez mais bicudos, no Brasil-81, como nos Estados Unidos pós a crack de Wall Strett, em 1929, beber (ou vender bebida) é ainda um bom negócio. Haja vista o número de piano-bar que estão aparecendo, com relativo êxito, em Curitiba.

RC, romântico, espiritual e falando também de motel

Poucas vezes se viu algo igual. Para provar de que grandes crises exigem soluções corajosas, o presidente da CBS, disposto a fazer o maior ídolo da empresa, Roberto Carlos, igualar as vendagens do espanhol Júlio Iglesias - hoje um superstar que vende mais de 30 milhões de cópias de cada um de seus discos, determinou que o novo disco de Roberto Carlos tivesse uma promoção extra, com aplicação de mais de Cr$ 10 milhões.

Artigo em 06.12.1981

MORAES MOREIRA (Luís Carlos Morais, Itauçu, Bahia), surgiu há 13 anos, como compositor, cantor e violonista dos Novos Baianos. Hoje, quando cada um daquele irreverente e criativo grupo procura caminhos autônomos - Pepeu Gomes e Baby Consuelo como superstar da WEA, Paulinho Boca de Cantor (Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira), no disco independente, etc., Moraes é um artista de vigor e carisma, capaz de lotar estádios, como prova agora, em suas apresentações no Rio ou Curitiba, na semana passada.

Artigo em 08.12.1981

O cineasta Francisco Ramalho Jr. tem todos os motivos para reclamar da Embrafilmes. Afinal, seu filme "Paula" além de não ter merecido lançamento num cinema do circuito comercial de Curitiba, foi prejudicado tem sua estréia no cine Groff, pertencente à Fundação Cultural e que por ser subvencionado pelo município não tem preocupações de lucratividade.

Artigo em 08.12.1981

Normalmente sisudo, o ex-ministro Karlos Rischbieter, hoje presidente da Volvo, era um dos espectadores que mais ria no domingo à noite, durante a apresentação de seu sobrinho, o compositor Jean Garfunkel, acompanhado da "Banda de Cá". É que o flautista - clarinetista do grupo Paul (Magrão) Garfunkel (Garfunca), irmão caçula de Jean, é um promissor show-man. Cantor capaz de diferentes modalidades de voz, comunicativo ao extremo, a "interpretação" que "Magrão Garfunca" deu à "Formiguinha" foi digna da melhor fase de Ary Toledo.

"Hitler", uma biografia com atualidade política.

Mais do que um filme, uma aula de política. Assim pode ser visto "Hitler - uma carreira. Uma carreira?
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br