UIP
O primeiro filme a cores de Antonioni
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de novembro de 1990
Poucos produtos da indústria cultural/entretenimento têm uma mídia tão grande como o vídeo. Espaços generosos se abrem na imprensa, revistas e jornais especializados são lançados e mesmo na televisão - em si, concorrente ao vídeo - também há programas que abrigam as novidades do setor, como o "Cinemania" que Wilson Cunha apresenta na "Manchete". Assim, repetir o óbvio, falando de quase meia centena (ou mais) de vídeos que as distribuidoras colocam mensalmente nas locadoras nos parece repetitivo.
Tags:
- Anibal Marques
- Blow Up
- Depois Daquele Beijo
- FestRio/Fortaleza
- Globo Vídeo
- Helen Mirren
- La Notte
- MacBeth
- Master Vídeo
- MELHOR ATRIZ
- MELHOR FILME
- Michelangelo Antonioni
- Monica Vitti
- O Cozinheiro
- O Eclipse
- O Ladrão
- Orson Welles
- Peter Greenway
- Que Bom Te Ver Viva
- Reinado de Sangue
- Roberto Belotti
- Sua Mulher
- Tetê Moraes
- The Cook
- Tucano de Ouro
- Tucano de Prata
- UIP
- Wilson Cunha
A estranha política dos lançamentos nos cinemas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de junho de 1990
Os números caminham para uma progressão geométrica: do solitários 114 espectadores registrados no barderaux na estréia (31 de maio), no domingo, já passavam de 900 e a tendência é aumentar - já que com o ingresso mais reduzido (Cr$ 100,00) de segunda a quinta-feira, o hábito de frequentar os cinemas se encontra no meio da semana - e não mais nos finais, como acontecia antes.
Tags:
- Cinema Paradiso
- Columbia Pictures
- Cotton Club
- David Abachidzé
- Egom Prim
- Ettore Scola
- FestRio
- Gregory Hines
- Herbert Ross
- Incontrolável Paixão
- Memórias do Cárcere
- MGM
- Michael Redford
- Momentos de Decisão
- Nick Castle
- O Sol da Meia Noite
- Peter Weir
- PRB
- Sammy Davis Junior
- Sociedade dos Poetas Mortos
- To Kill
- Turning Point
- UIP
- Um Toque de Infidelidade
- Voluntários da Pátria
- Wood Allen
Na gorda safra visual, chegou a Sociedade dos Poetas Mortos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de março de 1990
Começa a safra das vacas gordas para os exibidores!
Após algumas semanas de indigência de filmes - e em conseqüência também de público - abre-se a temporada do Oscar, trazendo filmes que com o maior marketing faz com que o acomodado espectador, cada vez mais viciado pela TV e vídeo - e também assustado com os preços dos ingressos, a falta de segurança para estacionar veículos no centro e outras razões que levam ao esvaziamento das salas de exibição - prefira cada vez mais ver os filmes na telinha do que no esplendor da tela ampla.
Tags:
- A Sociedade dos Poetas Mortos
- A Testemunha
- Al Pacino
- Amy Madigan
- Ana Carolina
- Antes Só do
- Arduino Colassanti
- Bagdá Café
- Bom Dia
- Café Bagdá
- Cinema Paradiso
- Cinemas de Curitiba
- Cristina Pereira
- Daniel Dantas
- Das Tripas Coração
- Dead Poets Society
- Dianne Wiest
- Ettore Scola
- Ferris Bueller
- FestRio
- Giuseppe Tornatore
- Globo de Ouro
- Harold Becker
- I Love
- Indiana Jones
- Jack Palance
- James Ivory
- Jason Robards
- John Candy
- John Hughes
- Mal Acompanhado
- Mar de Rosas
- Marcelo Marchioro
- Marianne Sagebrecht
- Martha Plimpton
- Mary Steenburgen
- Maurice Jarre
- Milton Nascimento
- Molly Ringwald
- Ney Matogrosso
- Ney Sroulevich
- O Ano
- O Tiro
- OUTRAS OPÇÕES
- Palace Itália
- Paul Newman
- Paulo Reis
- Percy Adlon
- Peter Weir
- Philip Noiret
- Randy Newman
- Ricardo Petraglia
- Rick Moranis
- River Phoenix
- Robin Williams
- Ron Howard
- Rumble Fish
- Sonho de Valsa
- Steve Martin
- Steven Spielberg
- Studio Magazine
- Tom Hanks
- Tom Schulman
- UIP
- Uma Janela
- VI FestRio
- Wood Allen
- Xuxa Lopes
"Paradiso" cinematográfico: os bons filmes estão nas telas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de março de 1990
Uma semana com quatro atraentes estréias - uma delas, com toda certeza, entre as melhores do ano - faz com que jogadas às Cinzas deste Carnaval melancólico e sem personalidade que se encerrou, o espectador que não se deixe imbecilizar pela videomania tenha opções de ver filmes no prazer da tela ampla. Pois, para quem ama o cinema, assistir a um filme em 35mm, numa sala especial - mesmo com todos os inconvenientes, é ainda um programa estimulante.
Tags:
- Al Pacino
- Ana Carolina
- Anjos do Arrabalde
- Antônio Fagundes
- Ary Fontoura
- Betty Faria
- Blade Runner
- Bridget Fonda
- Carlos Reichenbach
- Charles Gross
- Christiane Torloni
- CINE BRISTOL
- Cine Condor
- Cine GROFF
- Cine Luz
- Cine Paradiso
- Cine Ritz
- Cine São João
- Cinema Paradiso
- Cinemas de Curitiba
- Clarice Abujamra
- Corpos Ardentes
- Criação Monstruosa
- Cristina Pereira
- Das Tripas Coração
- Dianne Wiest
- Dina Sfat
- Domínio do Medo
- Emílio Di Biase
- Ettore Scola
- Fábrica de Loucuras
- Festival de Gramado do Cinema Brasileiro
- FestRio
- George P
- Getúlio Vargas
- Giuseppe Tornatore
- Globo de Ouro
- Harold Becker
- Império da Violência
- Irene Ravache
- Irene Stefania
- IV FestRio
- Jason Robards
- John Hurt
- Julie Andrews
- Loucuras de Verão
- Lúcia Murat
- Mar de Rosas
- Mario Leonardi
- Mary Steenburgen
- Meus Vizinhos
- Michael Caton-Jones
- Ney Latorraca
- Ney Matogrosso
- No Plaza
- Norma Benguel
- O Homem Elefante
- O Segredo do Abismo
- O Tiro
- Os Implacáveis
- Othon Bastos
- Papai Precisa Casar
- Pat Garret
- Patrício Bisso
- Peter Weller
- Que Bom Te Ver Viva
- Rambo II
- Richard Baskin
- Richard Crenna
- Rick Moranis
- Rio/SP
- Roger Spottiswood
- Ron Howard
- Rose Carvalho
- Sonho de Valsa
- Sonhos de Menina Moça
- Stallone/Cobra
- Steve Martin
- Teixeira Soares
- Tereza Trautman
- Tom Hanks
- Tom Hulce
- Tonia Carrero
- Toque de Recolher
- Trevor Jones
- UIP
- Vanessa Alves
- Wood Allen
- Xuxa Lopes
"Bird" voa e chegam comédias e o terror
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de março de 1989
Lamentavelmente "Bird", de Clint Eastwood, a profunda biografia do saxofonista Charlie Parker (1920-1955), não resistiu a mais do que 7 dias em exibição no Bristol. Teve a mesma sorte (?) que "O Amor Não Tem Sexo", do inglês Stephen Frears, cinebiografia do dramaturgo Joe Orton (1937-1967), que também ficou apenas uma semana em cartaz. Pelo visto, o público não está sabendo prestigiar filmes importantes, de idéias e que mereceriam permanecer de duas a três semanas em exibição. E ainda os que apontam Curitiba como exemplo de cidade de público culto e civilizado...
Tags:
- A Hora do Pesadelo
- Carlos Alberto Ricceli
- Charlie Parker
- Cinemas de Curitiba
- Clint Eastwood
- Daniel Petrie
- Dean Stockwell
- Don Ameche
- Editora Nova Fronteira
- Estúdio Eldorado
- Feliz Ano Velho
- Fronteira das Almas
- Fronteiras das Almas
- Glória Pires
- Hermano Pena
- Hermano Penna
- Hume Cronyn
- James Caan
- Joe Orton
- Jorge Souza
- Mandy Patinkin
- Milton Nascimento
- O Amor Não Tem Sexo
- O Retorno
- O Sacrifício
- Paulo Thiago
- Policial do Futuro
- Roberto Gervitz
- Roddy McDowall
- Roger Donaldson
- Sérgio Bianchi
- SF
- Stephen Frears
- Steve Guttenberg
- Steve Miner
- Steven Spielberg
- Terence Stamp
- Túlio Mourão
- UIP
- Um Brasileiro
- Vale Tudo
- Wilford Brimley
- William Ragsdale
A Máfia, com pitadas de humor, ironia e religião
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de julho de 1989
Uma história estimulante: "Ritual de Sangue" (Lido II, 5 sessões), chegando sem qualquer promoção (Curitiba está entre as primeiras capitais na qual a UIP lança esta produção de sua safra 1988) é surpreendente. Revela um novo diretor (Donald P.
Tags:
- A Honra do Poderoso Prizzi
- A Tortura do Silêncio
- A Última Tentação de Cristo
- Alfred Hitchcock
- Angélica Huston
- Bernard Hermann
- Bruce Broughton
- Cinemas de Curitiba
- Daphne Zuniga
- Je Vous Salue Marie
- John Huston
- Last Rituals
- Martin Scorsese
- Mel Brooks
- Michael Caine
- Quinta Avenida
- Ritual de Sangue
- Tom Berenger
- UIP
Reprises e continuações em semana sem novidades
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de julho de 1989
Que ótimo! Uma semana para se colocar a leitura em dia, visitar amigos e mesmo curtir os filmes na televisão - inclusive aqueles vídeos que não se tinha tempo de ver antes. Afinal, nada de interessante nos cinemas em termos de lançamento - embora para quem ainda não tenha visto na semana passada, existam duas ou três opções noturnas.
No mais, a programação é para as crianças. Época de férias.
Reprises, filmes de censura livre, por que, afinal, nenhuma distribuidora vai queimar um título atraente nesta temporada de entre-safra.
Tags:
- A Princesa Xuxa
- Adrian Lyne
- Anne Archer
- Atração Fatal
- Baixo Gávea
- Chico Alves
- Christiane F
- CIC
- Cine Guarani
- Cine Itália
- Cine Luz
- Cinemas de Curitiba
- Corey Haim
- Dashiel Hammet
- David Bowie
- De Volta
- Diane Wiest
- Egon Prim
- Estado de Sítio
- Fatal Atraction
- FestRio
- Glenn Close
- Globo de Ouro
- Hanna Schygulla
- Indiana Jones
- Isabelle Huppert
- Jami Gertz
- Jason Patric
- Joel Schumacher
- José Alvarenga Júnior
- José Marinho Barbosa
- Kiefer Sutherland
- Loucademia de Polícia
- Louise Cardoso
- Lucélia Santos
- Marcelo Mastroianni
- Marco Bellochio
- Marco Ferrari
- Meia de Amor
- Michael Beck
- Michael Chapman
- Michael Douglas
- No Bristol
- No Groff
- Nove Semanas
- O Diabo
- O Falcão Maltes
- O Menino
- O Primeiro Ano do Resto
- Os Garotos Perdidos
- Penelope Milford
- Peter Bonerz
- Roger Donaldson
- Roger Rabbit
- Sérgio Sarraceni
- Steven Spielberg
- Tin Machine
- Tom Cruise
- UIP
- Última Cruzada
- Uma Cilada
- Wim Wenders
- Wood Allen
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de dezembro de 1988
Um bom exercício político: para onde irão os ocupantes dos cargos do primeiro escalão que desde ontem, último dia útil da administração Roberto Requião, deixaram os seus cargos?
Há os que saíram da iniciativa privada e, naturalmente, voltarão para suas funções mais lucrativas nesta área. Há os profissionais liberais, além dos que também serviam em órgãos do Estado. Estes, como o governo é do PMDB, esperam ser bem aproveitados.
Na batalha das rendas, até o filme com Sonia foi um fracasso
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de setembro de 1988
Não é só o futebol. O cinema também pode ser adjetivado de caixinha-de-surpresas. Especialmente em termos de bilheteria. Eis um bom exemplo: "Rebelião em Milagre", segundo longa dirigido por Robert Redford, marcando praticamente a estréia de Sônia Braga numa produção americana (afinal, "O Beijo da Mulher Aranha", de Babendo, foi feito em São Paulo e só finalizado nos EUA) vem tendo uma excelente cobertura desde que foi iniciado, há quase dois anos.
Tags:
- A Conferência de Wansee
- A Ponte
- Alberto Salvá
- Alexander Kluge
- ALMANAQUE
- Brasílio Itiberê
- Busca Frenética
- Cine Condor
- Cine Itália
- Cinema Alemão
- Cinemas de Curitiba
- Die Wanseekonferenz
- Dino Bronze
- Emmanuelle Seigner
- Ennio Morricone
- Festival de Cannes
- Goethe Institut
- Harrison Ford
- III Reich
- José Haroldo Pereira
- Manfred Korytowski
- MIS
- O Beijo da Mulher Aranha
- Penny Marshall
- Peter Lorre
- Reginaldo Faria
- Reinhard Heydrich
- República Federal da Alemanha
- Robert Alexander
- Robert Loggia
- Robert Redford
- Roberto Gervitz
- Secretaria da Cultura
- Sonia Braga
- UIP
- Valêncio Xavier
- Werner Herzog
- Wood Allen
Cinemas esvaziados apesar de alguns bons lançamentos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de setembro de 1988
A situação é mais grave do que pode parecer: salas esvaziadas, sessões canceladas, poucas perspectivas de reação por parte do público. O ingresso já beirando os Cz$ 600,00 (preço da entrada do Cine Condor, a partir de ontem), o espectador em fuga, cada vez mais seleivo em sua programação. Além do custo do ingresso, a falta de motivação promocional da maioria dos programas - mesmo de filmes importantes - e o comodismo da televisão e do vídeo (cada vez maior o número de locadoras, explorando o mercado) contribuem para que dificilmente um filme resista mais do que uma semana em cartaz.
Tags:
- A Companhia dos Lobos
- A Conferência de Wansee
- A Menina do Lado
- Alberto Salvá
- Aleixo Zonari
- Atração Fatal
- Ben Gazzara
- Beverly Hills
- Busca Frenética
- Cine Condor
- Cine GROFF
- Cine São João
- Cinemas de Curitiba
- Crônica do Amor Louco
- David Warner
- Emmanuelle Seigner
- Feliz Ano Velho
- Gregory Peck
- Harrison Ford
- Herbert Lom
- Inferno Vermelho
- Jack Warden
- Jornada de Cinema da Bahia
- Lamberto Bava
- Mais Forte
- Marco Bellochio
- Mark Harmon
- McCann Erickson
- Meg Ryan
- Mike Nichols
- Moon River
- Neil Simon
- No Condor
- No Groff
- Os Heróis Trapalhões
- Os Intocáveis
- Penny Marshall
- Poltergeist III
- Quero Ser Grande
- Robert Loggia
- Robert Redford
- Roberto Gervitz
- Sean Connery
- Sonia Braga
- That Old Black Magic
- Tom Hanks
- Top Gun
- UIP
- Warner/Columbia
- Wood Allen