Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Praça Rui Barbosa

Praça Rui Barbosa

No Rívoli, domingo, a sua útima sessão de cinema

No domingo, dia 3 de janeiro, Curitiba perde mais um cinema. Após a última projeção de "A Rainha do Sadismo", às 22 horas, as portas do Cine Rivoli, serão fechadas e só voltarão a abrir para a retirada de suas poltronas e do equipamento de projeção – cujo destino ainda não foi definido, pelo sr. João Aracheski, executivo da Fama Filmes no Paraná.

Apagaram-se as luzes do cineclube na Biblioteca

O único cineclube com uma efetiva atuação em Curitiba - o Anibal Requião, fundado em 3 de setembro de 1983 e contando com uma média de 200 associados - foi obrigado a suspender as atividades que vinha desenvolvendo no auditório Paul Garfunkel, às sextas-feiras, devido a falta de sensibilidade da direção da Biblioteca Pública para com projetos culturais alternativos.

Na semana dos Oscars, faltaram salas para as novas estréias

Faltam salas para tantos filmes que podem fazer ótimas bilheterias. Levi e Aleixo, da Vitória Cinematográfica, receberam tantas reclamações de espectadores ansiosos em assistir o super premiado "Dança com Lobos" (sete Oscars, incluindo o de melhor direção e filme), que não tiveram outra solução: mais uma vez, "Os Bons Companheiros", de Martin Scorcese, ficou apenas uma semana em cartaz e já saiu do Cinema I para, em horários alternados (afinal só existe uma cópia), entrar "Dança com Lobos".

Os "Totós" nas cabines dos cinemas no Paraná

Na mesma edição em que detalha o moderníssimo equipamento controlado por computador nas 14 salas de projeção em um único edifício na cidade de Colonia, RFA, a revista da Cinemaccanica dedica duas páginas em homenagem a Giuseppe Tornatore por ter feito "Cinema Paradiso", um canto de amor ao cinema, através da história do velho operador, Alfredo (Philippe Noiret) e do menino Totó (Salvatore Cascio), que, na cabine iluminada, viu nascer seus sonhos de cineasta.

A viagem dos operadores aos tempos da manivela

O título poderia ser "a mais emocionante das sessões". Como direito a estas lágrimas de saudades. E não foram poucos os senhores reunidos na manhã de quarta-feira, 7, que tiveram olhos umedecidos e sentiram um nó na garganta. Também não era para menos! Durante 130 minutos, viam na tela imagens de um pouco daquilo que viveram, sentiram e (mais) amaram: o cinema. A mágica usina de sonhos iluminados que, numa aldeia no interior da Sicília ou na Curitiba dos anos 30, como em qualquer outra cidade do mundo, tinha o mesmo encanto e fascínio. Daí a sua universalidade.

Denise, superstar dos anos 90, na conquista da América

E a (nossa) estrela Denise Stocklos continua a subir! Quem não leu o "Jornal do Brasil" da última quinta-feira, 11, ficou sem saber que a mímica iratiense - hoje considerada uma das melhores do mundo - está pela terceira vez fazendo temporada no LaMama, um cult-theater no Greenwich Village, cuja proprietária, Ellen Stewart, apaixonou-se pelo trabalho de Denise e desde 1987 a vem hospedando para anuais temporadas de 30 dias no bairro boêmio e artístico da Big Apple.

No campo de batalha

O promotor Joaquim Tramujas, que virou notícia nacional com a polêmica em torno do livreto "Passe a Cuia, Tchê!" - no qual defendeu a tese de que o chimarrão foi levado ao Rio Grande do Sul pelos paranaenses - vai trocar a erva mate pelo scotch: passará os próximos seis meses em Londres. xxx

Sanepar, um exemplo de irritação pública

Não foi sem razão que o engenheiro Didio Rocha Loures pediu demissão da presidência da Sanepar. Reconhecidamente um administrador que deixou a marca de sua competência em vários cargos importantes que já ocupou - e bem sucedido também empresarialmente, Rocha Loures não conseguiu vencer o dragão da incompetência, burocracia e desmandos que fazem a Companhia de Saneamento do Paraná se tornar, cada vez mais, um sinônimo de estatal negativa.

Lembrando Maurício com ternura de suas poesias

Uma dupla efeméride no último fim de semana: no dia 11, o 51° aniversário de nascimento de Maurício Távora. No dia 12, o segundo ano de sua morte. Um dos mais estimados homens do teatro paranaense, além de publicitário, desenhista, escritor, com passagens pelo jornalismo policial no período mais vibrante da "Última Hora" no Paraná, Maurício Távora foi um intelectual criativo e combativo. Ocupou a superintendência da Fundação Teatro Guaíra, ali desenvolvendo um bom trabalho e só se afastando devido a uma implicância pessoal do então governador Jaime Canet Júnior.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br