O Dia
A crise não impede que curta-metragistas atuem
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de junho de 1992
São Paulo, graças a vários programas oficiais - tanto da Secretaria Municipal da Cultural (lá dirigido por uma intelectual e executiva realmente eficiente e criativa, a filósofa e professora Marilene Chui) é a secretária estadual de Cultura, desde o período em que o jornalista Fernando Moraes (atualmente na Secretaria de Educação), ali desenvolveu um admirável trabalho está dando exemplo.
Tags:
- Aluisio Didier
- Carlos Frederico
- Chico Mendes
- De São Paulo
- Eduardo Caron
- Eliana Fonseca
- Fernando Moraes
- Flávia Moraes
- Francisco César Filho
- Ilha das Flores
- Ivo Branco
- Jorge Furtado
- Marcos Escobar
- Maurício Farias
- Mirella Martinelli
- No Rio de Janeiro
- Novos Rumos
- O Dia
- Otto Guerra
- Patrícia Galvão
- Secretaria de Educação
- Sua Vida
Dorival de Ruas ganhou a fama graças ao curta
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 08 de janeiro de 1992
Quando assumiu a presidência da Fundação Cultural de Curitiba, na administração Maurício Fruet, o advogado Carlos Frederico Marés de Souza procurou formar um bom staff de assessores. Assim, entre outros intelectuais que convidou para auxiliarem em sua administração (que, embora tenha merecido algumas restrições de nossa parte na época, comparada aos desmandos dos dias atuais foi extraordinariamente superior) Marés trouxe um gaúcho que, como ele, havia amargado o exílio político em terras distantes: Tabajara Ruas, agora com 50 anos.
Falta crítica para analisar o teatro que vem a Curitiba
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de março de 1992
A promoção do Festival de Teatro de Curitiba veio confirmar - e ampliar - a fragilidade de um aspecto de nossa imprensa: a inexistência de uma crítica teatral capaz de analisar, discutir e orientar os leitores-espectadores em relação aos dez espetáculos que desde a última quinta-feira,19 estão sendo apresentados em múltiplos espaços.
Tags:
- Armando Maranhão
- Artes Cênicas
- Arthur Miller
- Ary Fontoura
- As Feiticeiras de Salem
- CAHS
- Celina Alvetti
- Centro Cultural Brasil-Estados Unidos
- Cinemateca do MGV
- Clube Concórdia
- Colégio Estadual do Paraná
- Correio de Notícias
- Diário do Paraná
- Eddy Franciose
- Eddy Franciosi
- Edésio Franco Passos
- Eduardo Rocha Virmond
- Folha de São Paulo
- Francisco Alves dos Santos
- Fundação Teatro Guaíra
- Gazeta do Povo
- Gralha Azul
- Instituto de Educação
- Joana Rolim
- José Maria Santos
- Marcelo Marchioro
- Marly Garcia Correa
- Marta Moraes
- Moreira Garcez
- Museu da Fundação Teatro Guaíra
- Museu da Imagem e do Som
- O Dia
- O Estado de São Paulo
- Oracy Gemba
- Os Inocentes
- Palácio Avenida
- Prefeitura de Curitiba
- PT
- René Ariel Dotti
- Rogério Dellê
- Solar do Barão
- Teatro Experimental do Sesi
- Teatro Guaíra
- Valmor Marcelino
- Yara Sarmento
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de novembro de 1991
Um novo e jovem crítico de cinema começa a aparecer: Cadu Guimarães, 21 anos, primogênito do advogado e ex-jornalista Célio Heitor Guimarães. Com o pseudônimo de Epaminondas Castelo Branco, Célio foi o mais profundo analista da televisão no Paraná em seus primeiros anos, escrevendo em "O Dia" e "Última Hora" e ajudando seu amigo Luís Renato Ribas a consolidar TV-Programa.
xxx
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de março de 1991
O Goethe Institut não para de fazer promoções culturais. Em abril, de 2 a 25, mostra em sua sede 25 fotografias em preto e branco de Berlim, Bremen, Muenster e Belo Horizonte, feitas por Carlos Lopes, 29 anos, fluminense de Teresópolis, mas radicado em Belo Horizonte. A exposição chama-se "Stille Sensationen".
xxx
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de novembro de 1990
Na exibição de "Lápis de Cor e Salteado", de Nivaldo Lopes, no penúltimo dia do RioCine Festival, gente que conheceu muito bem o compositor Palmilor Rodrigues Ferreira (1943-1979) apareceu para se emocionar com as imagens do filme de Palito: sua ex-mulher Melba e o jornalista Jorge Segundo, autor da reportagem sobre a morte do pai-de-santo Joãozinho Goumeia, que publicada na revista "Manchete", inspirou a Lápis compor "Funeral para um Rei Negro", um de seus sambas mais conhecidos. Emanoel Cavalcanti, ator alagoano, estava na platéia e aplaudiu.
xxx
Tags:
Eddy, o intelectual que o Paraná perdeu
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de setembro de 1990
"Não se pode morrer na metade do
quinto ato"
(Henryk Ibsen - 1828-1906; "Peer Gynt", ato V)
A primeira peça que assisti no auditório Salvador de Ferrante foi "Seu Nome Era Joana". Verão de 1958. No palco, a história da donzela de Orleans - num magnífica atuação de uma jovem amadora, Astrid Rudner (por onde andará hoje?) tinha uma luminosidade e vibração ao meu provinciano olhar de quem começava a ver o que era uma montagem teatral. Guardei não só o impacto daquele peça encenada pelo então ativíssimo grupo de teatro mantido pelo Sesi como o nome do autor.
Tags:
- Aílton Silva
- Diário do Paraná
- Eddy Antônio Franciosi
- Federação das Indústrias
- Federação das Indústrias do Estado
- Henryk Ibsen
- José Maria Santos
- Lala Schneider
- Laranjeiras do Sul
- Mistérios de Curitiba
- O Carteiro da Noite
- O Dia
- Peer Gynt
- Rede Associada
- René Ariel Dotti
- Sale Wolokita
- Serviço Social da Indústria
- TV Educativa do Paraná
Jornalista, dramaturgo e cronista de nossa cidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 19 de setembro de 1990
Embora os registros da morte de Eddy Antônio Franciosi tenham citado apenas como ex-colunista social, o seu trabalho de jornalista foi muito além. Repórter antes de tudo, foi autor de duas séries de reportagens que marcaram época. Vestindo-se e maquilando-se como mendigo, percorreu durante dois dias as ruas de Curitiba para sentir de perto, como a população tratava - e como viviam - os pedintes nos anos 50.
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de outubro de 1990
O Cineduc - Cinema e Educação, grupo que atua na formação das novas platéias cinematográficas, promoveu numa das salas do Plaza Kubitschek uma oficina para mostrar as crianças como é - e como se faz - cinema, completada com projeções de filmes de animação e dois longas de Maurício de Souza.
As professoras Hilda Ribeiro Soares, Marialva Monteiro (autora de "Cinema, Janela Mágica", 1980) e Regina Fernandes, mais Luís Fernando Batista, formaram um júri para outorgar um prêmio com a mensagem mais positiva a juventude entre todos os filmes aqui apresentados.
xxx
Tags:
- A Zahar
- Cine Brasília
- Conterrâneos Velhos de Guerra
- Distrito Federal
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- Francisco César Filho
- Guimarães Rosa
- José Tavares de Barros
- Kubitschek Plaza
- Literatura Comparada
- Maurício de Souza
- O Dia
- O Escorpião Escarlate
- Pedro Jorge de Castro
- Plano Collor
- Rede Manchete
- Roberto Santos
- Rubens Ewald
- Tavares de Barros
- TV-Record
- Universidade Federal de Brasília
- Universidade Federal de Minas Gerais
- Vidas Secas
- Vladimir de Carvalho
- Wilson Cunha