Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Rádio Estadual do Paraná

Rádio Estadual do Paraná

A guerra santa de Lacerda contra o papelório na JCP

Quando assumiu a presidência da Junta Comercial do Paraná, o industrial Luciano Lacerda levou para as novas funções uma válida experiência adquirida no período em que ali funcionou como vogal. Diretor por muitos anos dos Moinhos Unidos Brasil – Mate – originário da fusão de vários moinhos, um dos quais de propriedade de seu pai, José Lacerda (1877-1940), Luciano sempre procurou ser um homem plástico e objetivo.

O museu do disco na mansão dos Lacerdas

Sergio Leone – por favor, não confundir com o famoso diretor de bang-bang da Itália, mas sim o alcaide lapeano, vai ganhar um antigo casarão, totalmente restaurado, mas para o qual não há ainda um destino definido totalmente. Depois de marchas e e contramarchas, finalmente o Patrimônio Histórico e Artístico da União assumiu o casarão da família Lacerda, na praça Coronel Joaquim Lacerda 61, em frente ao Panteon dos Heróis.

Boa programação que poderá trazer até "Carmina Buranda"

A programação dos "Clássicos de Vídeo Laser", oportuno projeto que o Banco Real traz a Curitiba - e que está tendo localmente a coordenação do jornalista Ayrton Batista, no setor de comunicação ainda não está definido em suas próximas atrações. Entretanto o objetivo será, alternando óperas, concertos sinfônicos e mesmo de solistas, em perfeitas gravações em disco-laser, do mais alto nível.

A Estadual mantém programação mas ouvintes estranham hora religiosa

A coluna em que denunciamos a mudança da programação da Rádio Estadual do Paraná - que na busca de melhor Ibope ameaçava substituir a difusão do que há de mais significativo na música (nacional e internacional) pelo brega e som de consumo, felizmente teve repercussão. A secretária Gilda Poli, da Cultura - pasta à qual está subordinada a Fundação Rádio e TV Estadual do Paraná - recortou a coluna e despachou à direção da emissora, com algumas observações. xxx

L'Art traz canções idishes e as sonatas de Beethoven

A escalada do CD - mais de 7 milhões de unidades comercializadas em 1991, enquanto o mercado fonográfico, em geral, sofreu uma redução de mais de 40%, atingiu diretamente não só as grandes gravadoras mas também as etiquetas independentes e as produções alternativas. Hoje, nenhum produtor pensa mais em vinil quando se decide a fazer um disco e a questão está em baratear o produto. Já com duas fábricas no Brasil - a MicroService, de São Paulo e a MAC, em Manaus - e a da Sony em fase final de instalação - a moderna tecnologia da gravação digital é cada vez mais disputada.

10 ANOS SEM ELIS REGINA (Porto Alegre, 17/3/45 - São Paulo, 19/1/1982)

10 anos sem Elis! Há exatamente dez anos - madrugada de 18 para 19 de janeiro de 1982, vítima de uma overdose, a cantora mais famosa do Brasil morria, solitária, em seu apartamento em São Paulo. Foi um choque para todo o país. Desde Francisco Alves - cuja morte, num acidente automobilístico na via Dutra, na manhã de 27 de setembro de 1952, também fez o Brasil chorar - não havia tanta comoção pela morte de uma artista popular.

Programas especiais de música

A Rádio Estadual do Paraná, numa promoção da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a seguinte programação para a semana de 8 a 14 de abril:

No campo de batalha

A supressão de duas linhas em nossa coluna de sexta-feira, quando registramos o livro "As Boas de Malchiades", do jornalista gaúcho Melchiades Stricher Filho, 58 anos, ex-assessor do hoje governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, quando prefeito de Porto Alegre, tornou confusa uma informação. Referimo-nos, naquela notícia, também ao fato do ex-jornalista - e hoje secretário Municipal de Governo, em Curitiba, Nereu Teixeira, ter integrado a equipe do "Correio do Paraná", então comandada por Renato Muniz Ribas - já falecido.

Programas especiais de música

A Rádio Estadual do Paraná, numa promoção da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a seguinte programação para a semana de 15 a 21 de abril. Quinta-feira - 20h30: "Os Grandes Intérpretes da Música" - "Uma Brasileirinha Encantou o Mundo - Guiomar Novaes": "Schuman": Concerto para piano e orquestra em Lá Menor, Opus 54 com Hans Swarowsky e a Orquestra Pró-Música de Viena; Schulman: Estudos Sinfônicos, Opus 13; Grieg: Concerto para piano e orquestra em Lá Menor, Opus 16 com Hans Swarowsky e Orquestra Pró-Música de Viena.,

Aranha contesta tese na defesa de seu tio

O engenheiro-agrônomo Oswaldo Euclydes Aranha, 50 anos, sobrinho do ministro Osvaldo Aranha, residindo em Curitiba há muitos anos como funcionário do Ministério da Agricultura, é também um expert em música erudita. Dono de uma das cinco maiores coleções do estado, pesquisador incansável, produz vários programas na Rádio Estadual do Paraná - trabalhando praticamente sem remuneração, movido pelo amor à música dos mestres "e a necessidade da mesma ser melhor conhecida".
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br