Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Pedrinho Mattar

Pedrinho Mattar

Artigo em 17.01.1982

Surpreendentemente, foi um frevo ("Muito Prazer", João Paraná/Panchito Arabé) que venceu o Abre-Alas – Festival de Música de Carnaval, em sua 2a edição, encerrada na semana passada. Para os paranaenses, o frevo é um gênero praticamente desconhecido – apesar de seu calor e vibração, o que pode explicar o engano que Paraná/Panchito cometem na primeira fase de sua música ("O frevo nasceu na Bahia)

Os tangos e boleros com Luna e Agostinho na arte do encontro

Fundada há 37 anos, como um modesto estúdio, a RGE se constitui ao lado da Continental, a única marca basicamente nacional - já que a terceira que resistia, a Copacabana, foi vendida - em seu acervo e selos - para o grupo Sony. Ao longo de quase quatro décadas, a RGE reuniu um acervo notável, pois foi quem lançou cantoras como Maysa, Agostinho Rodrigues, orquestra como a do italiano Simonetti e Pocho, conjuntos marcantes da Bossa Nova como o Zimbro Trio, e compositores revelando-se intérpretes como Chico Buarque, Toquinho e Vinícius de Moraes - só para citar alguns exemplos.

Música Brasileira - As reedições chegam com qualidade

Por múltiplas razões, a reedição se tornou uma forma de gravadores tradicionais - ou mesmo produtoras independentes, na área nostálgica - para enfrentar estes tempos de recessão. Afinal, para as gravadoras que dispõem de grandes acervos não custa quase nada providenciar remontagens de gravações de artistas que passaram pelos seus estúdios. Infelizmente, a maioria dos lançamentos é feita de uma forma caça-níquel - e nisto a Continental é campeã absoluta - recolocando dezenas de vezes no mercado, com títulos e capas diferentes, as mais esdrúxulas montagens.

No campo de batalha

Carlos Marassi e Leila Magalhães, da Realiza Eventos, estréiam na área de produção de shows com um espetáculo musical de bons fluídos: a única apresentação (hoje, 21h, auditório Salvador de Ferrante) do Quinteto Onze e Meia.

Eterna elegância nos teclados de Pedrinho

Uma homenagem merecida: em comemoração aos 30 anos de carreira profissional, a RGE dedicou a Pedrinho Mattar uma produção especial: "A Arte do Piano Popular", caixa com cinco discos nos quais estão reunidas mais de 50 faixas mostrando a versatilidade deste eclético pianista.

Eis Derico, o assessor de assuntos aleatórios do Jô

- Derico, nosso assessor para assuntos aleatórios, qual é a sua opinião sobre o sexo das andorinhas? Tranquilo, com uma serenidade imperturbável, o flautista Derico é focalizado pela câmera e dá uma explicação que lhe vem à cabeça, quase sempre tão surrealista quanto as perguntas que Jô Soares lhe faz de improviso.

Curitiba ganha seu centro de convenções mas vamos lembrar os tempos do Vitória

Programado para ser inaugurado dentro de uma semana, em termos de atração artística com apresentação do pianista Pedrinho Mattar - e dentro de uma programação da qual, até agora, não se tem maiores notícias - o Centro de Convenções de Curitiba, na Rua Barão do Rio Branco, mereceria que o presidente da empresa de economia mista que se formou para a construção e administração, Marco Antônio Fatuche, se lembrasse, quando das solenidades, de incluir alguma menção ao histórico do prédio.

Só o auditório do Centro ficou pronto para a sua inauguração

Novos auditórios para a cidade: após os 250 lugares do Palácio Avenida - que inaugurado na última terça-feira, teve neste final de semana sua primeira programação com a Orquestra de Câmara de Blumenau, a cidade recupera outro importante espaço: os 1.800 lugares do antigo Cine Vitória - agora Centro de Convenções de Curitiba.

Sebastian e Pedrinho, os teclados bem agradáveis

Nem só de virtuoses eruditos vive a música ao piano. Assim o mesmo Estúdio Eldorado que edita as obras de João Carlos Martins também não deixa de aproveitar o sucesso que um novo garoto pródigo francês, Sebastian Damiani, 17 anos, nascido em Nimes, vem fazendo. Aclamado como "aquilo que se costuma chamar de virtuose" e com "audácia e espontaneidade", Sebastian é capaz de juntar num mesmo concerto Schumann, Debussy, Ravel e Chopin. No álbum "Um Piano ao Redor do Mundo", Sebastian interpreta 12 canções de G. Deschryver - duas das quais também é parceiro.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br