Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Rosy de Sá Cardoso

Rosy de Sá Cardoso

Observatório

As sedes da Prefeitura, uma história a espera de edição

Se alguém pretender saber algo sobre os prédios que sediaram a Prefeitura de Curitiba desde que o município existe, é inútil se dirigir a própria. Embora existindo uma Fundação Cultural / Secretaria Municipal de Cultura, com uma diretoria de Patrimônio Histórico - dirigida, aliás, com competência, por uma das mais estimadas jornalistas da cidade, Maí Nascimento Mendonça - até hoje nunca houve preocupação de se catalogar todas as referências sobre a história física da Prefeitura.

61 anos depois, o Palácio inaugurou

Há 61 anos, a abertura do Bar-Churrascaria Palácio, num já antigo edifício que existia na Rua Barão do Rio Branco, ao lado do Hotel Johnscher - então "cinco estrelas" curitibano - não teve o menor registro. Tanto é que apesar de todas as suas pesquisas, Valério Hoerner Jr., 48 anos, ao escrever "O Folclórico Bar Palácio", não conseguiu localizar sequer o mês em que a então provinciana Curitiba ganhava aquele restaurante que, num caso raro, resistiu ao tempo, as mudanças, e hoje, como ontem, procura conservar o mesmo clima.

Imprensa paranaense, a história a ser contada

A memória de elefante de Freitas Neto, seu humor - é famoso por seus trocadilhos inteligentes - e, sobretudo, o fato de ter vivido desde a juventude o jornalismo no Paraná, o faz uma das poucas fontes para, ao vivo, desenvolver um projeto que há muito já deveria ter sido encarado seriamente pela Secretaria da Comunicação: a história da nossa imprensa.

Ao invés do Centro, uma mansão para o governador

Retornando de uma viagem de 30 dias ao Alaska, uma das regiões do mundo que só agora se está descobrindo para o turismo, a jornalista Rosy de Sá Cardoso, profissional das mais respeitadas na área, manifesta entusiasmo pela organização de cidades de 2 a 5 mil habitantes daquele gélido Estado Americano. Em Sitka, com apenas 3 mil habitantes, o transatlântico ancora ao largo (não há porto) e os passageiros são desembarcados através de lanchas.

Poetas deste nosso Paraná

Quem são os poetas paranaenses? E quantos?

No campo de Batalha

Os herdeiros do construtor Hugo Peretti decidiram investir também num novo e, pelo visto, rendoso setor: dos apart-hotéis. Um edifício de 13 andares, na Rua Mariano Torres, foi adaptado para servir no sistema de moradia-provisória. Como a crise é grande, muita gente busca esperança e conforto em cursos de relaxamento e aprendizado espirituais. Por isso mesmo, Isabel Florinda Furini, diretora do Centro Filosófico Delfos, criou duas turmas (tarde e noite) para o curso de desenvolvimento mental através da Raja Yoga, que se inicia dia 7. Local: auditório da Bibliotéca Pública do Paraná.

O tempo & as palavras impressas

A máquina do tempo é acionada com o simples ato de folhear as páginas das amarelecidas coleções de O ESTADO na divisão da Documentação Paranaense da Biblioteca Pública do Paraná ou no arquivo da Editora. São quase 400 volumes - exatamente396 - cobrindo os 33 anos de existência de um jornal que, todas as manhãs, desde 17 de julho de 1951 chega às mãos dos paranaenses.

Artigo em 10.12.1980

A jornalista Rosy de Sá Cardoso está deixando a presidência do Comitê Paraná-Ohio (eleições na quinta-feira, 11), com uma grande alegria: recebeu cumprimentos de Washington pelo trabalho desenvolvido em Curitiba, especialmente no apoio que o Comitê deu às Unidades de Vizinhança, desenvolvidas pelo Departamento de Ação Social da Prefeitura. Em outubro de 1979 veio a Curitiba um membro do Ohio-Paraná Committee, professor Janes Showkeir, especialista em educação comunitária, que entre outras atividades, conheceu o trabalho do DDS.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br