Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Roselys Velloso Roderjan

Roselys Velloso Roderjan

Roselys Velloso Roderjan



Entrevistados e Entrevistadores: Roselys Velloso Roderjan

Em uma centena de boletins, um pouco das memórias de Curitiba

Quando, em julho de 1974, então dividindo com o advogado Constantino Viaro e o arquiteto Alfredo Willer a direção da recém implantada Fundação Cultural de Curitiba, tivemos a idéia de criar uma publicação ágil, econômica e que pudesse divulgar diferentes textos ligados a Curitiba, Valêncio Xavier, homem de TV e pesquisador, que havia sido convidado para nos assessorar (*), trouxe uma idéia das mais oportunas: "Várias gerações de curitibanos colecionaram as figuras das Balas Zequinha mas nunca ninguém se preocupou em pesquisar quem criou o personagem, como ele surgiu".

Livro de Roselys prova como o Paraná ajudou colonizar o Sul

Ao entardecer desta terça-feira, no Espaço Cultural Banrisul, em Carazinho, Rio Grande do Sul, a curitibana Roselys Velloso Roderjan, estará autografando seu há muito aguardado "Raízes e Pioneiros do Planalto Médio" (180 páginas, co-edição da Universidade Passo Fundo / Empresa Jornalística Folha da Manhã / Prefeitura de Carazinho / Museu Pedro Vargas).

Os separatistas do Iguaçu e o país com que sonha Tramujas

Ao contrário de Ildo Marx, outro gaúcho separatista, Sérgio Alves de Oliveira, defendia há três anos a criação de uma República Sulina - "Independência do Sul" (Martins Livreiro Editor, 80 páginas, 1988) na qual incluía também o Paraná. Marx preferiu ficar apenas com parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ignorando totalmente o Paraná - apesar da forte presença migratória gaúcha nas regiões Oeste e Sudoeste.

Palmas é nossa mas o nome era sem o 's'

A discussão em torno da escolha do nome de Palmas para a futura capital do Estado de Tocantins pode propiciar debates que extrapolem as questões jurídicas que o secretário René Dotti, da Cultura, levantou em um irado documento encaminhado ao governador Álvaro Dias para ser levado a várias entrâncias. Afinal, pode-se até discutir as origens do nome do município paranaense.

Roselys, garimpando a arte & a história

Professora, folclorista, pesquisadora, com vários trabalhos publicados e, especialmente, uma válida contribuição nas artes no Paraná, Roselys Velloso Roderjan, após aposentar-se da Escola de Música e Belas Artes do Paraná - na qual lecionou "História da Música" por 32 anos (paralelamente as suas atividades no ensino primário, na qual ingressou em 1946), não parou de trabalhar.

A invasão paranaense que colonizou o Sul

Se a questão do nome de Palmas seria inspirado nos coqueiros butiás da região ou uma homenagem ao Conde de Palma, o capitão-general-governador da Capitania de São Paulo em 1816, dom Francisco de Mascarenhas, é apenas um pequeno detalhe na dissertação de mestrado da professora Roselys Velloso Roderjan. O corpo de seu trabalho traz idéias bem mais profundas - que justificam, plenamente que a mesma ganhe edição o mais rapidamente possível.

"Gralha Azul" canta terça no Guairinha

Terça-feira, 20, o último lançamento de 1988 patrocinado pela Secretaria da Cultura: com um show em que participarão vários artistas paranaenses, liderados por Alecir de Antonina, estará sendo apresentada a reedição do lp "Gralha Azul - Folclore Paranaense". (Teatro Guaíra, 19h, entrada gratuita). xxx

Gralha Azul e os seus cantos

O engenheiro florestal Luciano Pizzato, diretor do Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal, já repetiu várias vezes que deseja produzir um filme sobre a Gralha Azul - a ave-símbolo do Paraná. Com toda razão, Luciano não entende porque é tão falha a documentação existente em torno da Gralha Azul - do qual há, inclusive, carência de fotografias.

No campo de batalha

Jorge Barbosa Elias, 52 anos, um dos pioneiros da televisão no Paraná e hoje riquíssimo agente de viagens, está organizando através de sua agência Oriente Express, uma original excursão: vai levar um grupo de senhoras acima dos 45 anos para aquilo que define como "turismo geriátrico", incluindo uma estadia na clínica fundada pela Dra. Ane Aslan, em Bucareste.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br