Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Prêmio Nobel

Prêmio Nobel

A dívida externa e a ecologia no projeto internacional de Bezerra

Há uma semana que o cineasta [Octavio] Bezerra está viajando pela Europa - com escala em oito capitais, num roteiro que incluirá uma rápida passagem por Nova York. Com ele, viajam seis outros cineastas da África, Ásia e América Central, junto com executivos da Television Trust of the Environment (TVE), responsáveis pelo projeto Developing Stories, criado para a produção de documentários voltados a temas ecológicos e sociais, e países do terceiro mundo, que terão sua exibição, em conjunto, em junho próximo na Eco-92.

O gênio Hemingway retorna com a Civilização de Enio

Sem nunca ter escrito um livro, Enio Silveira é, com toda razão, admirado como uma das mais importantes personalidades de nossa vida literária. É simples! Ao longo destes últimos 40 anos, Silveira, tem sido o mais coerente, corajoso e importante editor brasileiro - na mesma linha de outro pioneiro, este já falecido, José Olympio - exemplos para uma nova geração que hoje lidera a vida editorial brasileira.

Ecologia nas páginas ilustradas do álbum

Programado originalmente como um ambicioso livro-de-arte com a consultoria da Salamandra, uma das editoras mais competentes na área de projetos especiais, "O Livro do Matte", patrocinado pela Leão Júnior, ainda com os incentivos da lei 7505/86, teve que se adequar a realidade e assim saiu em edição miniaturizada - (12 x 21 centímetros, 92 páginas), mas o que não diminuiu sua qualidade.

As estrelas que foram iluminar o firmamento

O ano de 1990 começou levando duas divas do cinema - Barbara Stanwyck, aos 83 anos, no dia 20 de janeiro e, cinco dias depois, Ava Gardner, aos 68 - e, três meses após, a mitológica Greta Garbo, aos 85 anos, no dia 15 de abril, em Nova Iorque - seu retiro desde 1941, quando abandonou voluntariamente o cinema no auge de sua carreira. Outra atriz inesquecível, Paulette Goddard - a lembrança eterna da companheira de Chaplin (que foi seu marido) em "Tempos Modernos", que morrera aos 79 anos, em 22 de abril.

Oppenheimer, o aprendiz de feiticeiro da era atômica

Uma única falha, no máximo, esquecimento, pode ser computada a "O Início do Fim". Nos créditos projetados no encerramento do filme, após as informações sobre o que aconteceu com o general Groves e o físico Oppenheimer - poderia ser relacionado, como homenagem, o nome de todos os cientistas, que permitiram que o projeto Manhattan chegasse ao final.

Um encontro no cinema com o notável Gurdjieff

George Ivanovitch Gurdjieff (Alexandropol, Cáucaso, 1872 - Paris, 1949) é um nome praticamente desconhecido fora dos círculos de iniciados que há mais de 40 anos estudam a sua obra. Recusando adjetivações como filósofo ou escritor, considerava-se apenas "um mestre de danças sagradas orientais". Teve uma vida aventurosa, percorrendo a Ásia e, a partir dos anos 30, quando se fixou em Paris, formou um grupo de discípulos ardorosos, incluindo norte-americanos, que se fascinavam com sua visão do mundo e aquilo que chamava de "buraco do equilíbrio para o homem".

No romance e na realidade, os ótimos filmes estão chegando

Ora, viva! Afinal um filme de primeira categoria, candidato sério a entrar na lista dos melhores do ano, ganha uma segunda semana de exibição: "Stanley e Iris", de Martin Ritt - um exemplo de obra emotiva, suave, falando de gente como a gente, com dois excelentes intérpretes - Robert de Niro e Jane Fonda, uma belíssima trilha sonora de John Williams e, principalmente, um roteiro esplêndido, permanece em cartaz no Condor. Uma chance de quem ainda não assistiu, conhecer um exemplo de bom cinema.

Vozes e Faces do Holocausto

"... a grande arte de Claude Lanzmann está em fazer falar os lugares, em ressuscitá-los através das vozes e, para além das palavras, exprimir o indizível através de rostos." (Simone de Beauvoir, 1908-1986) A importância de uma obra documental como "Shoah" (Cine Groff, 14 e 19h30) justifica que voltemos a chamar atenção do público para sua importância e lamentar que, num desrespeito a comunidade israelita de Curitiba, a estréia deste filme de características especiais tenha sido feito de forma tão anônima.

Antes da tela larga, Babette já em vídeo

Antes mesmo de "A Festa de Babette" chegar às telas de Curitiba (previsto para o Bristol, dentro de algumas semanas), este filme dinamarquês, premiado com o Oscar-88 (melhor produção estrangeira) já pode ser visto. A Look Vídeo, astutamente, colocou no mercado brasileiro o belíssimo filme sobre uma jovem francesa, Babette (Stéphane Audran) que em 1871 chega a um vilarejo em Jutland, na costa do Mar do Norte da Dinamarca.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br