Aula de Candeias faz o MIS chegar a nova sede
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de fevereiro de 1989
Com a quarta aula do curso de direção em cinema e vídeo, orientada por um dos mais criativos cineastas brasileiros, o paulista Ozualdo Candeias, 57 anos, acontece hoje um fato que merece ser anotado: o Museu da Imagem e do Som passa a ocupar sua nova - e espera-se, definitiva - sede, o antigo Palácio do Governo, na Rua Barão do Rio Branco. O aproveitamento de um precário auditório nos fundos do quase centenário prédio para que o MIS ali desloque uma atividade cultural que foi a estratégia usada pelo diretor Valêncio Xavier para garantir a posse do imóvel - há muito tempo reivindicada para sediar o MIS.
Ainda nesta semana, uma transportadora deverá fazer a remoção de acervo e equipamentos, móveis, arquivos etc. do MIS, de sua atual sede (Rua Martim Afonso) para o local em que deverá ficar definitivamente - após uma via crucis de duas décadas nas quais perambulou por vários endereços, sempre improvisados - conforme aqui não nos cansamos de denunciar.
***
A idéia de localizar o Museu da Imagem e do Som no belo prédio construído no início do século na Rua Barão do Rio Branco - como sede do governo e que depois teve várias outras utilizações - não é nova. Nem foi fácil vencer o cipoal burocrático para impedir que outras repartições se apossassem do imóvel quando a Secretaria da Justiça - última pasta a ali funcionar, ganhou há alguns anos instalações no edifício Castelo Branco no Centro Cívico (ali permanecendo até há duas semanas, quando, incorporada a pasta do Trabalho mudou novamente, desta vez para o prédio vizinho - Affonso Alves de Camargo). Entretanto, algumas unidades ali permaneceram, o que retardou o melhor aproveitamento do prédio. Para que, finalmente o MIS conseguisse a sede foi fundamental a colaboração do advogado Antônio Acyr Breda, ex-secretário da Justiça, hoje o todo poderoso Chefe da Casa Civil, que se sensibilizou com os argumentos levantados por Valêncio Xavier para justificar a necessidade do MIS deixar de ser o "Museu da Imaginação" e ganhar, afinal, a sua sede.
LEGENDA FOTO - Curso de direção de cinema, orientado por Ozualdo Candeias, é a primeira promoção do MIS em sua nova sede.
Enviar novo comentário