Login do usuário

Aramis

As fotonovelas

Representando o segundo grupo de revistas em tiragem e circulação, as Fotonovelas merecem o primeiro estudo de nível acadêmico publicado no Brasil - e um dos poucos realizados em todo o mundo. A baiana Angeluccia Bernardes Habert, como tese de doutoramento no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, pesquisou entre 1967/71, o fértil campo das FN, resultando um "estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões", subtítulo que deu a "Fotonovela e Indústria Cultural", editada pela Vozes na mesma coleção por onde anteriormente saíram ensaios de Moacy Cirne sobre histórias-em-quadrinhos, e o do jornalista curitibano, Roberto Muggiati, "Rock, o Grito e o Mito". As revistas de fotonovela só são superadas em venda pelas revistas de quadrinhos infantis. "Capricho" da Editora Abril, a mais vendida (média quinzenal de 211.400 exemplares) só perde para "Pato Donald", "Mickey" e "Tio Patinhas" (cada uma com uma média periódica aproximada de 400 mil exemplares). No Brasil as revistas de FN correspondem à idéia de uma imprensa popular feminina. O caráter feminino é reforçado no sentido de veicular o romanesco e o sentimental, e o popular por destinar-se aos grupos sociais de baixo nível de renda e escolaridade. A primeira revista de FN publicada no Brasil foi "Encanto" (São Paulo, 1981), pois embora "Grande Hotel" circulasse desde 1947, só em seu nº 210, de 31-7-51, publicou a primeira FN ("O primeiro amor não morre"). O primeiro número de "Capricho" circulou a 17-7-52. Hoje, mais de 20 revistas de FN são publicadas pela Bloch, Vecchi, Rio Gráfica, Abril e Prelúdio, sendo que a única a produzir fotonovelas no Brasil é a Bloch ("Sétimo Céu").
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Nenhum
4
10/02/1974
Estou buscando informações, edições antigas de fotonovelas, em que conste minha mãe, cujo nome é MARIE LUISE INDRIK, e que contracenava com Francisco Cuoco +/- em 1964~1966. Se puderem ajudar nessa busca, tiverem alguma referência, agradeceria contato pelo email eximways@gmail.com ou telefones 5549-5024 / 9116-0086 S.Paulo/SP Muito grato, Roland
gostaria de saber mais sobre as fotonovelas, li muito na minha adolescencia, e me bateu saudade dessa época, se puderem me mandar fotos, ou artigos a respeito, lembro de alguns atores,Franco Gasparri, Franco Dani, Michela Roc, \Mac Delli e muitos outros, eu era apaixonada por fotonovelas.... Obrigada
Se vc quer saber mais sobre fotonovelas vá a comunidade do orkut chamada "Eu lia fotonovelas" .
Amava as fotonovelas com estes artista italianos e hoje pouco sabemos de suas vidas. A pouco.. que soube da morte da morte do LINDO FRANCO GASPARRI.. Poderia ter uma reportagem na TV ou em Video sobre estes artistas..
Estarei lançando em breve uma revista de fótonovelas com historias incriveis.Se vc quizer tambem envie a sua historia . Abraços
É uma pena que não tenha um site especializado em atrizes de fotonovelas italianas,com fotos,biografias, dados atuais das mesmas.
Eu fiz algumas fotonovelas da EDITORA VECCHI como ROSE DI ANGELIS, acho que nas Revistas CARINHO, CARÍCIA, ou outras, e gostaria de ter algum exemplar. e-mail - rose.imoveis@bol.com.br
na minha adolescencia lí muito fotonovelas, tenho saudades e gostaria de adquirir alguns antigos exemplares ,como conseguir ? aguardo pela sua orientaçao
olá só queria saber quando as fotonovelas comoçaram e qual foi a primeira e também o nome do criador . estou fazendo uma pesquisa sobre elas e quero saber bem mais sobre as fotonovelas e quero me aprofundar no assunto pois achei muito interessante !!! grata : renata padilha de almeifa frança !
Sabe Renata, tenho o número 01 de grande hotel. Era em desenhos. Consta alguns contos continuando no número seguinte e era bem fininha.

Eu queria que vocês colocassem exemplos de fotonovelas ok?

Quem quiser saber mais, basta entrar pra comunidade no Orkut " EU LIA FOTONOVELAS", lá tem um grande acervo digital de imagens, tonovelas na íntegra, reportagens, brincadeiras, etc. Participem, vcs vão gostar.
queria achar uma revistade fotonovela com uma atriz de nome Katiusce,quem tiver entre em contatato..
Delícia!!! Eu viajava nas fotonovelas e hoje eu percebo que a realidade pode ser ainda melhor. Na verdade eu comia revistas de fotonovelas. Adorava o romantismo dos atores, as aventuras.. tem algumas histórias que eu lembro até hoje com Franco Gasparri, Marina Coffa, Katiuscia...Quem tiver condições, não deixe de ler.. é maravilhoso!!
gostaria de ter um exemplar de uma revista onde michela roc atriz de fotonovela da época em que eu era ainda uma menina, eu adorava ler , e achava ela linda, hoje tenho uma filha com esse mesmo nome, apenas mudei para michella rock, homenagem a essa linda atriz que eu amava, gostaria tanto que minha filha conhecesse a atriz ao qual foi inspirado o seu nome, como posso conseguir pelo menos uma foto dela daquela epoca, e tambem gostaria de saber se ela ainda é viva e saber como esta o rosto dela hoje por favor, eu agradeço porque sei que serei atendida
Vi o seu comentário sobre a Michela Roc. Eu tbm era fã de fotonovelas. Tenho uma coleçao de revistas antigas (tipo: dfe 70 em diante). São várias: Grande Hotel, Noturno, Almanaque Grande Hotel, Jacques Douglas, Jeniffer, Sétimo Céu, e ainda colecionei revistas Capricho de 71 até acho q lá por 85, qdo pararam de publicar fotonovelas. Guardo-as tds com carinho. E, qto a estes artistas, é só jogar no google pra ver as fotos.
Neste endereço vc vai encontrar um pouco da vida da Michele Roc, tem fotos e outras coisas mais. http://www.fotoromanzi-topilio.it/ATTORI/michelaroc/michelaroc.htm

A REVISTA CARINHO DE JUNHO DE 2007 TEM UMA FOTO MINHA EM SUAS PÁGINAS, GOSTARIA DE POSSUIR UM EXEMPLAR, POIS A MINHA FOI EXTRAVIADA.

CONTATO: arrudacarneiro@hotmail.com

Alguém tem uma fotonovela chamada...UMA ESTRELA NO PÓ...Obrigada...Mirtes Machado.
Essa linda fotonovela foi escaneada na comunidade "Eu lia fotonovelas" no orkut. E tem outras mais com vários artistas inclusive Franco Gasparri.
por favor, gostaria muito de saber notícias sobre a Marina Coffa, atriz de fotonovelas italiana, que hoje, é dona de uma loja de departamentos muito chique, a TAD, em Roma. Só vai até aí o meu conhecimento atual sobre ela. Quem souber de mais notícias, e tiver fotos atuais dela, eu gostaria muito de que me enviasse, só para vê-la como ficou nos dias atuais. Desde já agradeço muito. o meu E-mail é: soninha_fran@hotmail.com. Pode ser enviado diretamente para ele. obrigada.
a atriz veio a falecer ontem, 09/03/10, hora e causa não divulgadas. Só queria deixar o meu enorme pesar pela perda da minha atriz de fotonovelas predileta. o meu coração está de luto.
se alguem tiver acesso ao meu e-mail, por favor me comuniquem,pois quero comprar fotonovela antigas com todos estes atores que foram mencionados, pois são de "minha época". Basta me comnicar. Vânia
Michela Roc era belíssima e a minha atriz de fotonovelas preferida. Gostaria de saber notícias suas, assim como de outros atorores. Alguém acima perguntou sobre uma atriz chamada Katiusce. A bem da verdade, o nome da garota era KATIUSCIA, irmã da veterana PAOLA PITTI, outra grande atriz dos fotoromanzis. KATIUSCIA era nascida em 10/02/1957 e aniversariava comigo. É uma pena que nada se comente ou se publique sobre esse tipo de arte fotográfica tão popular nos anos 60 e 70.
PROCURO REVISTA SÉTIMO CÉU Olá. Gostaria que alguém que possua as revistas descritas abaixo entre em contato. Tenho interesse em comprá-las. Obrigado! Rubem. REVISTA SÉTIMO CÉU - EDIÇÕES nº 362 (agosto,1986); 365 (novembro,1986); 370 (março,1987).

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br