Login do usuário

Aramis

Pornô perdeu para o amor e o riso das rendas de 81

No domingo, o cine Vitória bateu todos os recordes de bilheteria em Curitiba: "Quem não corre... vôa" (The cannonball run) faturou em apenas um dia, quase Cr$ 1 milhão de cruzeiros - soma que mesmo grandes produções não chegam a atingir em duas semanas de exibição comercial. Comédia na linha de vários outros sucessos do gênero - perseguições automobilísticas, violência e ação - este filme dirigido pelo pouco conhecido Hal Needham tem um elenco de nomes conhecidos - Burt Reynolds (astro de dois outros sucessos do gênero: "Agarres me Se Puderes" e "Desta vez te agarro"), Roger Moore (o 007). Farrah Faycett (famosa como "Pantera" da série de tv), o comediante Dom Deluise, os cantores (e atores bissextos) Dean Martin e Sammy Davis Jr. (que nos anos 60, brilhavam na famosa "clã de Sinatra"), Bianca Jagger (ex-mulher dos "rolling stone" Mike Jagger), Peter Fonda entre outros. É sintomático apreciar o comportamento do público frente a certo tipo de filmes. Desde que o inglês Peter Yates, há 23 anos, colorou Steve McQueen como um policial capaz de grandes façanhas ao volante, em "Bullit", a velocidade passou a ser usada e abusada nos filmes mais comerciais - atingindo não só as faixas mais jovens, sempre sensíveis a emoções fortes, mas também a platéias maduras. O êxito extraordinário de "Quem não corre... vôa" tanto nos Estados Unidos, como agora, no Brasil, é uma confirmação desta tendência. xxx Mesmo apresentando ciclicamente sinais de esvaziamento e crise - do que é sintomático o fechamento de casas de exibição em escalada - o cinema reage quando há opções que realmente façam o espectador deixar o conforto (e economia) de suas salas de tv. Neste final de ano, o pacote cinematográfico está estimulando receitas das mais auspiciosas - garantindo a continuação dos filmes em exibição durante todo o mês de janeiro. "Os Saltimbancos Trabalhões", a mais ambiciosa produção de Renato Aragão, num investimento de Cr$ 120 milhões, estreou com 127 cópias para chegar ao máximo possível das salas de exibição e a julgar pelos resultados de bilheteria nos primeiros seis dias de exibição, esta comédia musical inspirada na peça de Bardotti/Barcalov / Chico Buarque de Holanda (trilha sonora editada pela Ariola) deverá se pagar em menos de 30 dias e ampliar mais a fortuna de Aragão e seus associados. Igualmente "Caçadores da Arca Perdida", o superfilme de aventuras de Steven Spielberg - a melhor fita de episódios num só programa, repete aqui todo o êxito que teve nos Estados Unidos. As seqüências de ação, aventura e suspense criadas por George Lucas e Spielberg, para esta superprodução - inspirada nos antigos filmes de episódios dos anos 30/40 consegue uma notável empatia com o público - tanto o infanto-juvenil como o adulto. xxx No próximo domingo, dia 3, O ESTADO manterá sua tradição iniciada em 1964 de apontar os melhores filmes do ano, ouvidos pesquisadores, cinemaníacos e os poucos críticos de cinema da cidade. Este referendum não só é mantido ininterruptamente há 17 anos, como é o único do Brasil e apresentar o lado da opinião daquelas pessoas que acompanham o cinema atenciosamente, do ponto de vista artístico-crítico, também a relação dos filmes de maior bilheteria - indicativo portando das preferências do grande público. Desta forma, o levantamento que O ESTADO mantém é amplo e democrático, não se restringindo a uma versão elitista e parcial por parte de uma minoria de curtidores do cinema como arte, mas valorizando a opinião do grande público - que através do comparecimento [às] salas de exibição garante a sobrevivência deste entretenimento. xxx A soma total das bilheterias nos cinemas de Curitiba aponta uma renda bruta ao redor de Cr$ 250 milhões, um número considerável mesmo reconhecendo-se que a inflação obrigou sucessivos aumentos nos preços dos ingressos. Em número de espectadores tem havido uma relativa reação, provocada especialmente pelos filmes de grande impacto. Se em 1980, o escândalo do sexo explícito "O Império dos Sentidos" (Japão, 75, de Nagisha Oshima) fez deste a maior bilheteria - em 1981, foi justamente uma fita de censura livre - ingênua "love story" de conotações ecológicas - um casal de adolescentes que se descobre no amor vivendo numa ilha distante - que garantiu a maior renda do ano: "A Lagoa Azul" (The Blue Lagoon"), produção de 1980 dirigida por Randal Kleiser (o mesmo realizador de "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", 78, o segundo sucesso de John Travolta), com a ninfeta Brooke Shields faturou nada menos que Cr$ 8.927.347,00 em dez semanas de exibição no cine Astor. Brooke Shields volta agora em papel na mesma linha em "Amor Sem Fim" (Endless Love), do italiano Franco Zeffirelli (Especialista em sucessos de bilheteria: "Romeu e Julieta", "O Campeão" etc.), com próximo lançamento nacional. Uma comédia satírica [à] série "Aeroporto", "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu", em 12 semanas de exibição (cines Condor, Vitória e Rivoli) rendeu Cr$ 5.285.557,00, ficando em segundo lugar. Para alegria da Embrafilmes - e dos que acreditam em nosso cinema - a terceira bilheteria do ano é de "Eu Te Amo", de Arnaldo Jabor, que em dez semanas nos cines São João e Center II, rendeu Cr$ 5.083.894,00. "Tess", o belíssimo filme de Roman Polanski rodou em 1978 inspirado no romance de Thomas Hardy - agradou não só a critica ("Cesar", melhor filme francês em 79; indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, 81) mas conquistou o público: só em Curitiba, em 11 semanas, nos cines Astor / Center I e Cinema I, rendeu Cr$ 4.515.318,00. A ingenuidade, a comédia e a pureza de filmes como "A Lagoa Azul", "Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu" e "Tess", não significa que o erotismo não atraia mais. "Eu Te Amo", independente de seus méritos cinematográficos (e que sua inclusão entre os 10 melhores segundo [à] crítica) teve na nudez de Sonia Braga e Vera Fischer a principal atração para o grande público. "Mulher Objeto", do paulista Silvio de Abreu - uma tentativa de dar conotações psicológicas ao erotismo - com a rainha do cinema da Boca do Lixo, Helena Ramos, faturou em 8 semanas (Condor / Lido), Cr$ 4.418.084,00, enquanto "Bacanal", de John Herbert - medíocre filme pornográfico - rendeu Cr$ 3.886.269,00 no cine Avenida (7 semanas). "Eros, O Deus do Amor", de Walter Hugo Khouri - reconhecido pela crítica paulista como um dos melhores do ano, trabalho maduro e de bom gosto, com 17 das mais belas atrizes brasileiras, mas que teve em cenas de sexo a sua principal atração, foi a 20a bilheteria do ano: em 4 semanas no São João rendeu Cr$ 2.494.037,00. Dos 30 filmes de maior bilheteria, apenas oito foram produções nacionais que tiveram o sexo e erotismo como principais condicionantes - o que mostra já o cansaço do público, uma vez que em anos anteriores, 80% das melhores bilheterias eram constituídas de pornochanchadas. Se "Mulher Objeto" e "Eros" são filmes de boa qualidade técnica e artesanal, isto significa que o gênero está a exigir bom gosto e recursos de produção, embora ainda fitas caça-níqueis tenham conseguido resultados auspiciosos: a comédia "Delícia do Sexo", de Carlos Imperial em 4 semanas rendeu Cr$ 2.239.530,00; "Silvia, Sob o Domínio do Sexo" em 3 semanas ficou em Cr$ 2.223.834,00; "Pornô", de David Cardoso e John Doo, em 3 semanas alcançou Cr$ 2.107.830,00 e "Orgia das Libertinas", em 4 semanas, atingiu apenas Cr$ 1.943.225,00. "Beijo no Asfalto", de Bruno Barreto - inspirado na peça de Nelson Rodrigues - apesar da superprodução que teve e de várias cenas eróticas, não rendeu o que o produtor, Luis Carlos Barreto e a Embrafilmes esperavam: apenas Cr$ 1.998.849,00, em 5 semanas nos cines São João e Center I. xxx "O Império dos Sentidos" (Ai No Korida"), o grande sucesso de bilheteria em 1980, entrou em 1981 com boa bilheteria: nas seis primeiras semanas do ano, exibido no Plaza, rendeu Cr$ 4.197.931,00 - garantindo seu ligar entre os filmes de maior rentabilidade. Os filmes de censura livre, em termos de quantidade e renda acumulada, provaram de que os menores de 18 anos podem garantir bons resultados. "O Incrível Monstro Trapalhão", com os Trapalhões, em 10 semanas, rendeu Cr$ 4.174.112,00; "Xanadu", a deliciosa comédia musical de Robert Greenwald que trouxe o ainda em forme Gene Kelly ao lado da excelente Olivia Newton John, em 6 semanas, ficou com Cr$ 3.868.405,00, enquanto "O Mundo Mágico dos Trapalhões", de Sílvio Tendler, em 11 semanas, garantiu Cr$ 3.786.958,00 - renda superior a superprodução "Furia dos Titãs" (Clash of Titans), de Desmond Davis (Cr$ 3.716.629,00 em 4 semanas). "Novas Diabruras do Fusca", de Vicente McVeety - seqüência [à] série de filmes com Herbie, o VW com alma de gente, manteve a peteca: rendeu Cr$ 2.989.891,00. "Tarzan, O Filho das Selvas" - na versão de John Derek, com sua esposa Bo em plena nudez - não pode ser visto pelas crianças e assim a bilheteria ficou em apenas Cr$ 2.380.495,00. xxx Até uma reprise - -no caso "O Exorcista" (The Exorcist, EUA, 1973), de William Friedkim - best-seller de William Peter Blety acabou entre as 15 maiores rendas do ano: em 4 semanas alcançou Cr$ 3.408.918,00. Os Oscars recebidos em março último ajudaram a carreira de "Gente Como A Gente" (Ordinary People, 80, de Robert Redford) que em 5 semanas rendeu Cr$ 3.054.248,00 - mas que na linha de filmes sobre conflitos familiares perdeu para "Kramer x Kramer", o grande "must" de 1980. Uma love-story com conotações parapsicológicas - "Em Algum Lugar do Passado" (Somewhere In Time), de Jeannot Szwark - agradou especialmente os adolescentes apaixonados (Cr$ 2.609.051,00 em 8 semanas), enquanto "Recruta Benjamin" com Goldie Wawn num papel marcante divertiu a classe média (Cr$ 2.931.608,00 em 7 semanas). xxx Muitos dos melhores filmes segundo a crítica entraram também na lista das boas bilheterias. Provando que a qualidade também significa sucesso comercial - e este aspecto poderá ser melhor apreciado na página especial de O ESTADO no próximo domingo. Reserve seu exemplar.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
6
30/12/1981

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br