Login do usuário

Aramis

"Magdalena", quando nosso Villa tentou ir à Broadway

Se "Magdalena" é uma peça inédita em gravações no Brasil - e esta se trata, que saibamos, do único registro mundial - os outros nove cassetes-CDs da série "Digital Masters", com os quais a CBS inicia um novo ciclo operacional no Brasil - eliminando o disco tradicional - trazem obras conhecidas de outros registros, mas apropriadamente destinadas a uma faixa de consumidores intermediária. O equilíbrio de Quadrio, que tem sensibilidade para sentir o que pode significar um bom retorno que possibilite novas edições (a tiragem inicial é de 3 mil exemplares e o cassete possibilita que a reposição possa ser feita em pequenas tiragens, de forma mais econômica), levou a incluir obras sempre fascinantes como "As Quatro Estações", de Vivaldi, com a Orquestra de Câmara St. Paul, dirigida pelo violinista Pinchat Zuckeman e as sinfonias nºs 7, 8 e 9 de Beethoven, com a Orquestra de Câmara Inglesa, regida por Michael Tilson Thomas - maestro cuja versatilidade o fez, anos atrás, dividir um dos mais belos álbuns com a recém falecida Sarah Vaughan. As sinfonias nº 40 e 41 (a "Jupitee") de Mozart, com a Bavarian Radio Symphony Orchestra, tem regência de Rafael Kubelik. Popularizada há 21 anos, quando Stanley Kubrick, gentilmente, a utilizou na trilha de "2001 - Uma Odisséia no Espaço", e vulgarizada, logo depois, no arranjo pop do brasileiro Eumir Deodato - o que lhe custou um processo da família Strauss mas o tornou bilionário - "Also Sprach Zarathrusta" de Richard Strauss, pode ser apreciada agora na gravação da New York Philarmonic, sob regência de Zubin Mehta, num mesmo cassete em que estão as "Quatro Últimas Canções" de Richard Strauss, compostas durante o inverno de 1946/47, aqui interpretadas pela cantora Eva Marton, acompanhada da Toronto Symphony, regida por Andrew Davis. Dmitri Shostakovich merece duas gravações especiais: Leonard Bernstein regendo a Filarmônica de New York, em Bunka Kaikan, Tóquio, em 1979, com a Sinfonia nº 5 e o Concerto nº 1 para Violoncelo e Orquestra, regido por Eugene Normandy, com a Orquestra da Filadélfia, em 1982.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
04/05/1990

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br