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Aramis

A melhor orquestra de Jazz do mundo

Jeneiro é um mês de felicidade para os apreciadores de jazz: A Copacabana, etiqueta que sempe prestigiou os lançamentos jazzísticos da Verve (etiqueta agora representada no Brasil pela CBD), passar a editar em nosso país os bons lps do catálogo de jazz da United Artists e Enoch Light (The Total Sound, Inc.). Afora dois excelentes álbuns de Bobby Hackett e Dizzie Gillespie (que comentaremos nas próximas semanas), ela edita "The Worlds Greatest Jazzband" de Yank Lawson e Bog Haggart. Os dez músicos que integram a "melhor orquestra de jazz do mundo" são músicos veteranos, conhecidos após a era do Swing (que teve Benny Goddman como rei) mas só há 5 anos, em Denver, é que êles se uniram. E tudo se deveu a Richard Gibson, editor de uma revista, banqueiro e, sobreturo um homem de bom gosto. Desde 1963 que êle vinha produzindo uma série de espetáculos de jazz em Aspen, Colorado, para um grupo restrito de convidados. E a coisa foi tão bem sucedida e apreciada que em 1965 êle decidiu oferecer aos moradores do Colorado um pouco do que seus convidados apreciavam em circuito fechado. Assim, no verão êle organizou uma apresentação no "Trocadero Ballroom", de litch Gardens, com um grupo formado por músicos que costumavam tocar nos "shows" anteriormente produzidos por êle. Ele os chamou os "Nove Grandes do Jazz": Yank Lawson, um dos componentes do grupo original de Bob Crosby, mais tarde de Tommy Dorsey, piston; Lou Mcgarity, trombone, começou com Benney Goodman nos anos 40, mais tarde tocou com Rymond Scott e Eddie Condon; Carl Fortona, trombone, tocou com Woody Werman, Stan Kenton, Lionel Hampton e Kai Winding, considerado um dos maiores estilistas do tromobone na atualidade; Bob Wilber, clarinete sax soprano: protegido de Sidney Bechet, pertenceu à "gang" de Scarsdale High School e mais tarde tocou com Bobby Hackett, Eddie Condon e Benny Goodman; Bud Freeman, sax-tenor, membro da escola de Chicago, um dos estilistas pioneiros no jazz ao sax tenor, tocou com Ray Noble, Tommy Dorsey, Beny Goodman, e ainda liderou sua própria "Summa Cum Laud Band"; Ralph Sutton, piano, o maior expoente contemporâneo do estilo "reg time", consagrado de Fats Waller a James P. Johnson; Clancy Hayes, banjo e vocais, um veterano astro do "Vaudeville" que se apresentou com Bunk Johnson, Lu Watters e Bob Scobey; Bob Hagart, contrabaixo, membro da orqustra de Bob Crosby, arranjador e compositor de "South Rampart Street Parade" e "What's New5" e Morey Feld, um dos maiores bateristas da história: já tocou com Benny Boodman, Bem Pollack, Billy Butterfield e Bobby Hackett. Estes nove extraordinários músicos foram o começo da "Worlds Greatest Jazzband". Retornaram a Denver em 196, quando a apresentacão constumeira foi ampliada para dois "shows" de três dias cada, nos fins de semana, com alguns músicos a mais participando. Estes fins de semana de jazz no verão são agora música evento anual no calendário de Denver. No ano seguinte, os "Nove Grandes" se transformaram nos "Dez Grandes", com adição de um segundo piston, Billy Butterfield, outro do grupo original de Bob Crosby, que tocou com Artie Shaw (lembram-se do solo em "Star [Dust"?)] e Benny Goodman. Até 1968, o primeiro trombone era Cutty Cushal, mas com sua morte em maio, êle foi substituído por Carl Fontana. Em novembro de 1968 o grupo - já com o nome de "World's Greatest Jazzband", fêz sua primeira apresentação fora de Denver: no Riverboat, em Nova Iorque. Depois de 35 dias a orquestra foi até Washington para tocar na festa de posse do [presidente] Nixon. E iniciava sua carreira que, esperamos seja longa e registrada ao longo de muitos lps. Neste álbm PJM-80018, Yank Lawson e Bob Haggart confirmam que não é pretensão o nome dado [à] orquestra: solos e improvisações em conjunto confirmam o alto gabarito dos 10 músicos, fazendo clássicos com temas notáveis, em que todos êles tem oportunidade de demonstrar talento. Faixas: Sunny (B. Hebb), Panama (W. Tyers), Baby, Won't You Please Come Hme (C. Warfield/C. Williams), Up, Up And Away (J. Webb), Ode To Bill/Joe (B. Gentry), Hanky Tonk Train (M. Lewis), A Taste Of Honey (R. Marlow/B. Scott), Limehouse Blues ( D. Furber/P. Braham), Big Noise From Winnetka (H. Haggart/R. Baudu/G. Robin/B. Crosby), This Is All I Ask (G. Jenkins), Mrs. Robinson (P. Simon) e bugle Call Rag (J. H. Pettis/B. Meyers/E. Schoebel).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Disc-Review
12
31/01/1970

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