Rosalie, gavião e filme sobre a justiça são as boas estréias
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de agosto de 1991
Quatro estréias importantes numa semana em que continuam em cartaz alguns bons programas lançados anteriormente. A mais importante é "Rosalie vai às Compras" do alemão Percy Adlon - realizado 5 anos após o "Estação Doçura", com a mesma atriz - Marianne Sagebrecht - que continua em cartaz no cine Groff. Oportunidade para se apreciar duplamente a gordinha simpática, revelada para o público em "Bagdá Café" (1987). Selecionado para Cannes em 1989 e, no mesmo ano, exibido no FestRio/Fortaleza, "Rosalies goes Shopping" é uma comédia deliciosa.
Novamente na América - mas num espaço bem diverso do desértico cenário de "Bagdá Café", Marianne Sagebrecht é Rosalie, a consumista esposa de Ray (Brad Davis), que faz do percurso diário nos shoppings de sua cidade a principal atividade. Satírico, divertido e inteligente, este filme com ótima fotografia de Bernd Hein e música de Bob Telson - em exibição no Cine Itália - se constitui na estréia mais importante da semana. Um drama jurídico - gênero que volta a crescer no cinema americano - "Julgamento Final" (Class Action), de Michael Apted, com Geny Hackman e Mary Elizabeth Mastrantonio (cine Astor), a superprodução "O Falcão está à Solta" (Hudson Hawk), de Michael Lehmann, com Bruce Willis e Danny Aiello (Plaza) e "Juramento de Sangue", (Cinema I), são produções de primeira linha, com pretensões de permanecerem pelo menos duas semanas em cartaz.
Mesmo sem qualquer promoção especial - que poderia ter sido realizada, inclusive, com a presença do diretor Miguel Farias Jr. - "Stelinha" continua em cartaz no Ritz, 11 Kikitos - mais o prêmio da crítica em Gramado-90 - este belo retrato de uma época da era do rádio, através dos dias outonais de uma ex-rainha dos programas de auditório (magnífica interpretação de Esther Goes) é um dos grandes filmes nacionais dos últimos anos e merece ser visto. Outro bom programa que continua em exibição: o denso "Um Assunto de Mulheres" de Claude Chabrol (Luz).
Seria interessante que a diretoria do Centro Acadêmico Hugo Simas que estão comemorando seu 60º aniversário de fundação, promovesse um ciclo sobre filmes que têm abordado a justiça nos Estados Unidos. Afinal, dezenas de estórias ambientadas em tribunais têm sido levadas às telas - algumas delas resultando em filmes de razoável nível. "Julgamento Final", que Michael Apted ("O Mistério do Parque Gorky", "Quando se Perde a Ilusão", "A Montanha dos Gorilas", etc.), traz um enfoque interessante: o "duelo" entre um lendário advogado, Jedidiah Tucker Ward (Gene Hackman), na luta contra grandes grupos corporativos e o Estado e uma jovem advogada, Margaret Ward (Mary Elizabeth Mastrantonio, de "A Cor do Dinheiro"), competente e ambiciosa. Pai e filha, separados familiarmente, num reencontro no tribunal, entremeado de tramas paralelas. A trilha sonora é do competente James Horner e a fotografia de Conrad L. Hall.
Superprodução de mais de US$ 80 milhões - que estão sendo rapidamente recuperados - "Hudson Hawk - O Falcão está à Solta" (Cine Plaza) é daqueles filmes feitos para o consumo de massas. Eddie Hawkins (Bruce Willis) - o Hudson Hawk, deixa o presídio após dez anos mas não encontra tranquilidade: um casal de milionários (Richard Grant/Sandra Bernhard) o obriga a voltar ao crime pois, caso contrário matarão o seu melhor amigo, Tommy (Danny Aiello, o dono da pizzaria em "Faça a Coisa Certa"). Assim, Hawk tem que aceitar a proposta e com isto a trama evolui para muita ação, numa produção rodada em Nova York, Roma, Budapeste, Londres e Los Angeles.
Tags:
- A Cor do Dinheiro
- A Montanha dos Gorilas
- Bagdá Café
- Brad Davis
- Bruce Willis
- Centro Acadêmico Hugo Simas
- Cine Itália
- Cine Plaza
- Claude Chabrol
- Coisa Certa
- Danny Aiello
- Estação Doçura
- Esther Goes
- FestRio/Fortaleza
- Gene Hackman
- James Horner
- Marianne Sagebrecht
- Mary Elizabeth Mastrantonio
- Michael Apted
- Miguel Farias Jr
- Percy Adlon
- Um Assunto de Mulheres
Enviar novo comentário