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Aramis

SamJazz Quintet - volume II

Sem querermos parecer paternalistas, sentimos uma real satisfação de ouvir o segndo lp do SamJazz Quintet que na semana passada começou a aparecer nas lojas de discos da cidade. Isto porque, há três anos atrás, poucas semanas depois do adovgado Hilton Alice, ter formado um trio musical junto com dois amigos, o contrabaixista (e flautista) Norton Morosowicz e o baterista João Hciminazzo Netto, insistimos para que êles participassem da I Jam Session do Paraná, realizada no Santa Mônica Clube de Campo, graças ao apoio do inesquecível Joffre Cabral e Silva (1915-1968). O trio ainda não tinha muita confiança em seus recurso musicais, mas a insistência valeu: além de conseguir o primeir lugar, Norton Morozowicz obteve o prêmio de melhor solista e Joffre contratou o trio para tocar todos os fins-de-semana na boite do Clube. O tempo passou, e Norton deixou o grupo que se transformou em quinteto com o ingresso de Célio Malgueiro (guitarra e arranjos vocais), Nelson Santos (vocal, solo e baixo) e Wilson Baldo (crooner e ritmistas). O record-man Irajá Lara interessou-se pelo conjunto e no ano passado o SamJazz fêz seu primeiro lp na Continental, cujo lançamento foi antecedido do compacto com a primeira gravação no Brasil de "Danto Domingo". Resultado: 10 mil cópias vendidas e uma consagração pública a êste grupo de jovens músicos e cantores de real velor. No final do ano passado, os dirigentes da Continental entregaram ao maestro Rubens Peres (Pcho a incumbência de produzir o segundo disco do quinteto. Uma eclética seleção, ótimos arranjos, valorizaram esta gravação, em que se nota uma evolução artística sôbre o primeiro álbum. A parte técnic também melhorou, com muito melhor qualidade sonora. A única falha continua a ser a existência de algum primitivo entre os "record-man" da Continental que PROÍBE qualquer nota de contra-capa. Se no primeiro álbum de SamJazz ainda havia alguma menção dossolos, neste, simplesmente, a contra-capa do lp - PPL -12.436 - traz apenas os nomes dos músicos quando ëstes pertencem (contratados) a outras gravadoras e estão impossibilitados de aparecerem com seus reais nomes. Mas nocaso do Samjazz Quintet o que a Continental está fazendo é um crime: deixando no anonimato os rapazes do SamJazz, a gravadora impede que [quaisquer] pessoas que não [sejam] de Curitiba e conheça o conjunto, fique sabendo quem são Hilton Alice, João Chiminazo Neto, Wilson Baldo, Célio Malgueiro e Nelson Santos. Ao menos uma ficha técnica deveria constar na contra-capa mas os "inteligentes"dirigents da Continental acham que não é preciso e assim, ridicularmente, deixam espaços em branco substituindo qualquer informação a respeito dos artistas. Uma verdadeira aberração. Mas esquecendo este detalhe - que, graças a Deus, não prejudica a qualidade artística da gravação - vamos ao repertório. "País Tropical", de Jorge Ben, a música de maior comunicação popular aparecida no ano passado numa gravação enriquecida com sopros coordenados de piston e sax. Solo de Wilon e vocal dialogado e estribilho. Hilton Alice ao piano, com muita bossa. Seleção de músicas de Martinho da Vila: "Pequeno Burguês", "Dinheiro pr'a que Dinheiro" e "Quem é do Mar". Solo de Wilson e vocal resposta uníssono. Com Hilton Alice no órgão, "Tracy" de Paul Vance e Lee Pockriss, vocal nas aberturas e fundo, Nelson cantando em solo. Com órgão, "Tous Les primtems du mond", música de Romuald-P . Sevran e S. Lebrain que fêz sucesso no IV Festival Internacional da Canção. Solo-canto de Wilson. Característica principal: órgão e piano de play-back e sem vocal de apoio; "Love Is All" de Les Reed e Barry Mason o grande sucesso do último FIC. Solo-canto de Nelson, com vocal o tempo todo de fundo. Com órgão. "Yester-me, Yester-you, Yester-day", de Ron Miller e B. Wells, que se afigura como o grande sucesso (tanto é que a gravadora também o lançou em compacto simples), balanço iê-iê-iê/pilantragem. Solo cantado por Nelson, com pequenos vocais. Nilton Alice ao órgão. "Sweet Caroline", de Neil Diamond, solo-canto de nelson, com vocais de abertura. Hiton ao Piano. "A Namoradinha que eu sonhei", de Osmar Navarro. Esta música o conjunto não queria gravar mas a gravadora exigiu. Solo simples de Wilson, sem vocal. "Mah-Ná-Mah-Ná" (Maná-Maná) de Piero Umiliani, música italiana de trilha sonora de filme ainda inédito no Brasil. Solo vocal de Célio, dialogando com vocal, que chega quase a lembrar uma das faixas da obra-prima de Alejando Trovajoli, "Sete Homens e Ouro"; "Abraham, Martin and John", de Dick Holler, solo-canto de Nelson, com vocais. Uma música que exalta as figuras do Abraham Lincoln, Martin Luther King e John Kennedy. "You've got Your Troubles" de Roger Greenaway e Roger Cook, vocal e solo-canto de Nelson, boa participação dos sopros. "Yesterday When I Was Young" (Hier Encore) de Charles Aznavour-Herber Kretzmer, faixa que como em tôdas as outras emque o conjunto canta em inglês, mostra uma boa pronúncia, com clara dicção. Um bom disco, que valoriza ainda mais um dos mais importantes grupos vocais que já apareceram no Paraná. E como a má-vontade da Continental não permitiu que constasse da contra-capa a ficha técnica, aqui vai ela. Disco: SamJazz Quintet - volume 2; gravado nos Estúdios Reunidos em novembro-69; técnicos de som: Milton Rodrigues e Causs; seleção artística: SamJazz e gravadora Continental; produção e direção artística: maestro Rubens Peres (Pocho).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Disc-Review
12
24/01/1970
Gostaria de saber aonde encontro cd e ou fitas dos conjuntos acima. Grato Roberto Bezerra

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