Aqui, Jazz
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de junho de 1979
Depois do magnífico "O Som Brasileiro de Sarah Vaughan", que gravou em 1977, para a RCA Victor, a grande cantora volta a fazer um álbum que para seu amigo Norman Granzida Pablo. Que sai no Brasil, felizmente, quase que simultâneamente ao seu aparecimento nos Estados Unidos: "How long has this been going on?" (Pablo/Polygram, 2310821). Na verdade a gravação já tem um ano foi feita a 25 de abril do ano passado - mas tem um sabor atualíssimo, principalmente porque o grupo que acompanha Sarah não poderia ser melhor: Oscar Peterson ao piano, Joe Pass na guitarra. Ray Brown no baixo e Louie Bellson na bateria. Cada um deste é um artista completo e some-se a isto a voz cada vez mais afinada de Sarah Vaughan, que aos 55 anos - a exemplo de Ella Fitgerald (esta aos 61 anos, completados dia 25 de abril último) mantém-se em esplêndida forma. Como sempre faz, Granz deixou que seus artistas trabalhassem a vontade, interpretando livremente aquilo que melhor escolhessem e o repertório - embora com poucos temas novos - não poderia ser melhor: abre com "I`ve Got The World On a String", prossegue com "Midnight Sun" (Burker/Lionel Hampton/Johnny Mercer), rememora um clássico dos irmãos Gershwin ("How Long Has This Been Goin On?"), "You`re Blase (Ord/Slevier) e encerra o lado A com "EasydLiving" (Robin/Rainger). O lado B tem "More Than You Know" (Youmans/Rose/Elison), "My Old Flame" (Johnston/Coslow), "Teach Me Tonight", "When Your Lover Has Gone" e mais uma clássica interpretação de Body And Soul" (Green/Heyman/Sour). É preciso acrescentar mais um dado para justificar porque este disco merece a nota máxima?
Oito anos após sua morte, Louis Armstrong (New Orleans, 7/4/1900 - New York, 7/6/1971) continua a ser junto com Duke Ellington (1899-1974), o mais conhecido - e editado - músico de jazz de todos os tempos: afora Maurício QuandOrio ter reservado os cinco primeiros volumes da excelente "Jazzoloy" (EMI/Odeon, 1978) as gravações históricas de Satchmo, com diferentes formações e etapas de sua carreira, a Polygram coloca agora no mercado, em sua "Fora de Série/Econômico", uma montagem com "The best of Satchmo", utilizando gravações da MCA/Coral. Mesmo um especialista como José Domingos Raffaelli terá dificuldade em identificar a data de cada gravação - pois afinal são temas que tiveram diferentes registros ao longo da carreira de Satchmo. Mas, o que importa é que possibilita, mais uma vez, que aos que ainda não possuem uma discografia mais deste notável pistonista, cantor e compositor, ouçam antológicas interpretações de temas como "Lazy River", "On The Sumy Sid The Street", "Excatly Like You", "Some Of These Days", "When You Re Smiling", entre outros temas tão deliciosos - e que adquirem, em seu sopro, uma sonoridade única. Uma excelente reedição - que ao lado dos 5 volumes da "Jazzology"- ainda existentes nas lojas - possibilitam que se conheça melhor a obra deste gênio musical.
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A terceira temporada de Billy Eckstine no Brasil fez com que a Polygram não só reeditasse o excelente álbum duplo, da série "Jazz History", com Sarah Vaughan e Billy, como também incluísse na "Fora de Série", outro ótimo registro destes dois notáveis vocalistas: "Passing Stranger" ( Fontana, 6336710, maio/79). Apesar de ser uma gravação de 22 anos passados, com a orquestra regida por Hal Mooney, Billey e Sarah interpretam um repertório de clássicos de Irving Berlin, como "Alexander`s Ragtime Band", "All Of My Life", "Cheeck To Cheek", "Easter Parade", "Remember" etc. A única faixa que não é de autoria de Berling é a música que dá título ao lp "Passin Strangers"(M. Mitchel/R. Mann).
FOTO LEGENDA- Passing strangers Sarah vaughan e billy eckstine Fora de série Econômico Matriz original
Passing Strangers
Lexander`s Ragtime Band
Isnt This a Lovely Day
Ive Got My Love
To Keep Me Warm
All Of My Life
Cheek To Cheek
Vou`re Just In Love
Remember
Always
Easterparade
The Girl That I Marry
Now It Can Be Told
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