Login do usuário

Aramis

Maysa

Cantora, compositora e atriz brasileira. Em 1977, um trágico acidente automobilístico na Ponte Rio-Niterói encerrava a carreira, um dos maiores mitos da música brasileira. Este depoimento foi concedido em 10 de dezembro de 1976 para o programa de rádio Domingo Sem Futebol que Aramis Millarch produzia semanalmente. Foi o último depoimento da cantora, concedido ao jornalista um mês antes da sua morte. Alguns trechos desta entrevista "Meu nome é Maysa Figueira Monjardim Já houve uma época em que ele foi Maysa Matarazzo. Pra alguns... Pra mim sempre foi Maysa só. Nasci no Rio de Janeiro, Botafogo, em 06 de Junho de 1936." "Para aparecer eu fazia qualquer negócio, fazia teatro no colégio... tudo que se organizava em termos de arte, era eu sempre que estava com o dedinho pra fora." "(...) numa época em que a religião católica dizia que a gente tinha que dormir sem pecado, porque senão o bicho vinha puxar a perna da gente durante a noite. E até hoje eu durmo de perna encolhida, por causa disto." "Em 1953, 54, meu pai me levou ao Clube da Chave (...) escrevi no diário no dia seguinte: hoje eu conheci várias pessoas, que eu realmente fiquei fascinada. Um era um pianista muito verde, sentado tocando um piano muito bom. Se eu não me engano, era Jobim, Antonio Carlos Jobim. Isto está escrito, eu tenho escrito pra você ver. Tinha uma cantora que eu achei maravilhosa, que cantava bolero. Umas músicas muito bonitas. Com uma cara muito redonda. Dolores... Dolores Duran (...)." "Eu acho que o Barquinho foi o 1° disco de Bossa Nova que saiu no Brasil. (...) foi uma das maiores emoções da minha vida. Mais do que quando eu ouvi, pela primeira vez, o Ouça orquestrado (...)." "(...) Ronaldo Boscoli é o injustiçado da Bossa Nova. Ele foi a mola propulsora pra tudo aquilo." "Gravei um disco em Nova Iorque, que nunca chegou aqui. Foi a primeira gravação de "Ne me quites pas". Ninguém conhecia Jacques Brel, nem « Ne me quites pas »." "Teatro sempre foi um carinho que eu levei por toda a minha vida. Porque eu acho que eu não sou cantora, sou mais atriz do que cantora. (...) porque eu não tem voz" "Nunca disse isto a ninguém. Eu inflacionei o cachê dos músicos. Eu dizia pra todo mundo o quanto ganhava. (...) Tinha produtor que não gostava. Eu ganhava muito dinheiro, acho que por ser Matarazzo... sei lá!" "Vendendo essa casa de Maricá (...) virei para esse determinado local e aqui continuarei minha fuga das multinacionais da vida."
  • Artista ou Entrevistado: Maysa Monjardim
  • Título: Maysa Monjardim
  • Fonte: Acervo Aramis Millarch
  • Ano: 1976
  • Duração: 83:34 minutos
Entrevistados e Entrevistadores: Aramis Millarch Maysa Monjardim
..
Alô Chico, O site está ótimo! Até que enfim me manifestei! Abraço Rodrigo Piazzetta
Tão lindo ouvir isso, tão emocionante. Obrigado de verdade"
Muito obrigado por terem postado esta gravação,maravilhosaa!Sou muito fã da Maysa.Ela foi uma das maiores cantoras do Brasil,isso é fato!
Obrigado por disponibilizar este documento bastante importante. Tem como fazer download?
Vocês poderiam disponibilizar fotografias dessa entrevista? Obrigada.
Olá, Infelizmente não temos fotografias da entrevista. Foi feita há mais de 30 anos.
Mais uma vez fico impressionada com o destino.Nossa, como a Maysa era lúcida! E é maravilhosa a seriedade com a qual ela trata a arte, no caso , a sua arte de cantar.Quanta verve, quanta vontade de viver...e em outras informações sobre ela, dar-se a entender que ela estava de saco cheio da vida!... Morreu cheia de esperanças e de certa forma bem com ela mesmo, se entendendo,entendendo sua vida, seus altos e baixos....Que Deus esteja com ela, seu talento e sua beleza estão registrados aqui no mundo para toda a humanidade.Obrigada, Maysa.
Ela parece que está viva, tamanha personalidade, tamanha modernidade.Quem tem seu talento junto com carisma espontaneidade, coragem independencia, inteligência, cultura, beleza, projeção e credibilidade própria sem abrir mão de ser o que é, hoje em dia?
o depoimento Maysa parte 2 foi realmente removido?
Olá ! Não foi removido não, na verdade foi um equivoco publicar em 2 partes pois o depoimento desta página possui as 2 partes unificadas. Fica melhor assim, um arquivo só. Ele só foi dividido em 2 fitas na época da gravação, pois na época não cabia tudo em uma única fita de rolo. Mas aqui está ele completo. Aproveite e divulgue ! Em breve teremos outras centenas de depoimentos gravados por Aramis Millarch.
Obrigada. Riquíssima entrevista...mais importante que a mini-série e que o programa da TV Cultura. Mostra, sobretudo, a grande profissional que foi, sua importância para a música brasileira e os planos que tinha. Tenho divulgado, Abraço
Também gostaria muito de divulgá-la,acho importantíssimo para a nossa cultura, a nossa música, a nossa arte, mas qual é o seu método?
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br