Paulo Garfunkel
Jean Pierre Garfunkel e Paulo Garfunkel
Entrevistados e Entrevistadores: Jean Pierre Garfunkel Paulo Garfunkel
Rosa e Castelo querem fazer o Saci cantar na Ópera de Arame
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de junho de 1992
Uma superprodução transforma em musical uma das mais conhecidas obras da literatura infantil - "O Saci" de Monteiro Lobato (1882-1948) foi um dos projetos entre os que estão concorrendo ao financiamento do Programa de Incentivo à Produção Artística criado pelo governador Roberto Requião. (*).
O canto brasileiro de Viáfora, um compositor para ser ouvido
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de março de 1992
Só não ouve, porque não deixam: há uma geração de talentos maravilhosos, compositores-intérpretes que fazem música brasileiríssima do melhor nível e que são vítimas da ditadura da indústria cultural, cada vez mais selvagemente capitalista na imposição do lixo (nacional e internacional) em detrimento do que temos de melhor.
Tags:
- Amilson Godoy
- Amilton Godoy
- André Geraissati
- Arismar do Espírito Santo
- Blanc/Bosco
- Boa Esperança
- Bom Tempo
- Brasil de Norte
- Celso Viáfora
- Elifas Andreato
- Fernando Pessoa
- Flávio Rangel
- Helton Altman
- Itamar Assumpção
- João Gilberto
- MPB
- Nilson Chaves
- O Bêbado
- Outros Brasis
- Paul Garfunkel
- Paulo Garfunkel
- Sala Funarte
- São José do Rio Pardo
- Secretaria da Cultura de São Paulo
- Serra do Mar
- SESC
- Vânia Bastos
- Vou Vivendo
- Zé Rico
Uma moda-manifesto na defesa de nossa viola
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de junho de 1991
Se o regulamento permitisse, Teleu (Watherly Alexandre Figueiredo), teria duas músicas entre as 12 finalistas do Acordes Cataratas, constando inclusive no lp que sairá dentro de um mês em edição da RGE. É que as duas músicas que defendeu, ao lado de sua esposa e musa, Sanvita (Wanderly Bom Tempo). 29 anos - "Nas Terras do Paraná"- e "Canta Viola"- trouxeram uma carga tão bela de brasilidade, tamanha sinceridade e respeito aos valores tradicionais que mereceram os aplausos de júri e público.
Bethania e Zizi encantam com toda a sensibilidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de outubro de 1989
Mesmo sem a intensidade de ciclos anteriores, a presença feminina na MPB se manifesta em vários segmentos e gêneros, provando o axioma de que o canto é das mulheres. Enquanto Simone não aparece com seu novo álbum de fim de ano, embora ganhe uma valiosa presença internacional na trilha de "Goya" (CBS), o musical de Maury Yestom inspirado na vida e amores do pintor espanhol, sua rival Maria Bethania já está há mais de um mês na praça com um álbum vigoroso, sensual e candidato a figurar entre os melhores e mais vendidos do ano ("Memória da Pele").
Tags:
- Calcanhar de Aquiles
- Chico Buarque de Hollanda
- Dominguinhos/Nando Cordel
- Elis Regina Carvalho da Costa
- Estrebucha Baby
- Herbert Vianna
- Jaime Além
- João Bosco
- José Moreira
- Lupiscínio Rodrigues
- Maria Bethânia
- Memória da Pele
- MPB
- Não Minto Pra Mim
- Paulo Garfunkel
- Quem Diria
- Raul de Souza
- Sandra de Sá
- Sílvio Rodrigues
- Wally Salomão
- Zizi Possi
Os premiados de 88
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de julho de 1988
Em suas seis edições, a Fampop já impulsionou as carreira de muitos talentos. Não apenas pelos prêmios em dinheiro (embora estes sempre contem), mas pela seriedade da feira, o número de inscrições aumenta a cada ano (em 1987 passaram 800, do todo o país; este ano, mesmo caindo um pouco, foi também expressiva). Muitos dos vencedores em Avaré são os chamados ratões de festivais, compositores-intérpretes que não conseguindo ainda as chances industriais (disco, televisão, grandes shows), sobrevivem participando dos principais festivais competitivos que se espalham pelo Brasil.
Do Nativismo à vanguarda a gauchada em bom astral
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de fevereiro de 1988
Um levantamento realizado pelo Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore, há dois anos, indicava que somente nesta década, mais de 800 artistas gaúchos haviam chegado ao disco - enquanto a fonografia daquele Estado já ultrapassava 3 mil títulos. Números consideráveis e que mostram a força da indústria cultural - setor música - do Rio Grande do Sul, com atuantes etiquetas regionais (Isaec, Quero-Quero, Pialo, Discoteca, etc.), e principalmente, a atenção que gravadoras nacionais dão aos artistas locais.
Tags:
- Airton dos Anjos
- Bebeto Alves
- Carecas da Jamaica
- Cida Moreira
- Elton Saldanha
- EMI/Odeon
- Festa Morena
- Fogo Morto
- Gilberto Carvalho
- Humberto Gessinger
- Instituto Gaúcho de Tradição
- José Sarturi
- Nei Lisboa
- Nelson Castro
- Noves Fora
- O Sobrevivente
- Other Side
- Paulo Garfunkel
- Pra Viajar
- Santa Rosa
- Talo Pereira
- Victor Ramil
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 18 de julho de 1987
Zé Renato, um quase curitibano, filho do bom amigo Simão de Montalverde, após longa temporada nos EUA com o guitarrista Al Di Meola (com quem vai se apresentar, logo, em Istambul), uniu-se agora com dois outros amigos para formar um grupo instrumental: o pianista e flautista Marcos Ariel e o saxofonista, tecladista e sequenciador Zé Nogueira. Juntos, eles se apresentaram na semana passada no jazzmania, numa mistura que vai dos tempos dos "Cantares" e "Boca Livre" - grupos do qual Zé fez parte - até um jazz progressivo.
xxx
Tags:
- Al Di Meola
- Boca Livre
- Cio de Lágrimas
- Denise Tonon
- Editora Marco Zero
- Eloy Zanetti
- Escola de Belas Artes
- Escola de Música
- Festival Regional da Canção Popular
- José Roberto Oliva
- Marcos Ariel
- Mercado Aberto
- Paulo Garfunkel
- PFL
- Plano Cruzado II
- Rua XV de Novembro
- Simão de Montalverde
- Vila Camargo
- Zé Nogueira
- Zé Renato
Os Garfunkel, muito talento na estrada
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de junho de 1987
Os irmãos Jean e Paulo Garfunkel - que estréiam hoje, 21 horas, o espetáculo "Ninguém é um" (Sesc da Esquina, Rua Visconde do Rio Branco, 969) incluem-se entre os mais talentosos "ratões de festivais". Ao lado de Cesar Brunetti e Celso Viáfora - com que, aliás, dividiram o belo elepê "Trocando Figuras" (Copacabana, 1986, projeto Bom Tempo), praticamente já venceram todos os festivais que se realizam no interior de São Paulo - com incursões também em outros estados.
Graças a Patrícia, um espaço para a boa MPB
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de junho de 1987
Há muito tempo que Curitiba está fora do circuito de uma importante faixa de criadores da música popular brasileira. São compositores, instrumentistas e intérpretes que não atingindo o patamar de superstars não têm cacife, naturalmente, para pretender os auditórios da Fundação Teatro Guaíra e, muito menos, shows em ginásios e estádios como descartáveis produtos de consumo pop conseguem.