Trio Irakitan
Quem sabe dos três dias de Noel Rosa em Curitiba?
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de dezembro de 1990
Noel vive!
A frase pode ser grafitada nos muros deste país. Mesmo com todo massacre que se pratica contra a nossa MPB e colonialismo cultural com que é tratada a indústria musical, o mais carioca - e brasileiro - dos compositores continua vivo e hoje faz 80 anos de nascimento. Pode ter desencarnado naquela noite de 4 de maio de 1937, mas sua música continua mais viva, atual e bonita.
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Novas dos Discos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 17 de agosto de 1975
Lançado em compacto, o samba "7 Domingos", de Agepe e Canário, foi tremendo sucesso e firmou Sonia Lemos como sambista de primeiro time. Aquela música da título ao novo LP da talentosa intérprete, onde tem destaque, entre outras as faixas "Todo Prosa" (Agepe e Canário), "Baiana de Rosário" (Romildo e Toninho), "A Queda" (Noca e Delcio Carvalho), "Braço do Mar" (Wilson Moreira e Carlito). Lançamento da Continental que merece sua observação.
ADILSON RAMOS
Zé Di, Demônios da Garoa e Sônia Lemos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de agosto de 1975
São Paulo dá samba também. Pelo menos os paulistas gostam de Samba, haja visto o número de casas de samba que animam a noite paulista. E dois exemplos de samba que sai de São Paulo, são os elepes "Zé Di" (Tapecar, SS008, junho/75) e "Samba do Metrô" (Chantecler, 2-09-404-062, junho/75) com Os Demônios da Garoa - dois estilos, duas tendências - mas igualmente válidos pela preocupação de oferecer a nossa música popular.
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Os discos da Continental
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de setembro de 1974
TRIO IRAKITAN
Pode-se dizer que o Trio Irakitan acompanhou e atravessou quase todas as fases de renovação da moderna música popular brasileira. Formado em 1950, por João Costa Netto, Paulo Gilvan e Edson França, eles se preocupam desde o início em pesquisar a nossa mais pura música regionalística (baião, frevos, etc) alastrando-se até o nosso samba propriamente dito, na sua faceirice e musicalidade de então.