PLÁCIDO DOMINGO
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de julho de 1992
Duas correções em relação ao comentário publicado ontem sobre o início do projeto "Clássicos em Vídeo Laser", patrocinado pelo Banco Real e que será aberto com a ópera "Tosca", de Puccini, com Placido Domingo. Será no dia 7, terça-feira, 18h20 - e não domingo, 5.
A boite Marrocos, de Paulo Wendt - que emprestou a vinda de companhias de óperas e operetas em Curitiba, no início dos anos 60, (apresentado no Guairão, então em obras) funcionava num sobrado da Rua Dr. Murici/esquina com o início da Marechal Deodoro, ao lado da Praça Zacarias - e não Carlos Gomes.
xxx
Plácido Domingo no Paiol
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de julho de 1992
Hoje no Teatro Paiol, às 18h30, a estréia da série "Clássicos em Video Laser", apresentando a ópera "Tosca", com Placido Domingo. Versão 1992 do Projeto Música do Banco Real, "Clássicos em Vídeo Laser" envolve apresentações de grandes concertos e óperas comentados por especialistas no assunto.
A série está sendo realizada desde janeiro em São Paulo e Rio de Janeiro. Inicialmente previsto para durar três meses, "Clássicos em Vídeo Laser" já foi visto por cerca de 20 mil pessoas nas duas capitais.
Plácido Domingo graças ao Banco Real estará no Paiol
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de julho de 1992
Quando Paulo Wendt (1914-1967), nome que ficou dentro da vida noturna de Curitiba como dono de uma rede de boites e restaurantes a partir da Marrocos, na Praça Carlos Gomes (*), [preocupado] em melhorar sua imagem atingida por acusações de favorecer o lenocínio classe "a" decidiu não apenas restringir as suas sofisticadas casas noturnas (que incluíam além da "Marrocos", "Tropical", "Cadiz" durante algum tempo e outros) os bons shows que bancava na Curitiba dos [anos] 50 (**), não teve dúvidas: investiu alguns milhões para uma tempestade de óperas e operetas, com nomes nacionais, que po
Tags:
- Alceu Bocchino
- Banco Real
- BMG
- Breno Sauer
- Constantino Viaro
- Dante Alighieri
- Deborah Oliveira
- Emiliano Perneta
- Franco Zeffirelli
- Fundação Cultural de Curitiba
- Fundação Teatro Guaíra
- Giuseppe Sinopoli
- Goethe Institut
- Ivo Lessa
- Jardel Filho
- Marcelo Marchioro
- Neyde Thomas
- O Barbeiro de Sevilha
- O Sr
- Paulo Wendt
- PLÁCIDO DOMINGO
- Praça Carlos Gomes
- Rua João Negrão
- Seu Criado Matt
- Teatro do Paiol
- Vídeo Laser
Plácido traz o melhor da ópera
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de setembro de 1991
O pensamento do musicólogo John Steane é tão lúcido que não resisto a tentação de citá-lo na íntegra:
"Tuttoo Pavarotti" para ouvir o grande barítono
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 12 de maio de 1991
Só Bienamino Gigli (1890-1957) e, especialmente, Enrico Caruso (1873-1921) talvez tivessem conhecido a glória maior em vida. Só que tendo vivido numa época em que inexistia a televisão e a mídia internacional era muito mais limitada, estes dois monstros do bel - canto não chegaram a tantas camadas de público quanto atinge Luciano Pavarotti.
Programas especiais de música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de dezembro de 1990
A Rádio Estadual do Paraná, numa promoção da Secretaria de Estado de Cultura, estará apresentando a seguinte programação, para a semana de 3 a 09/12:
Tags:
- Árias Famosas
- BWV
- Concerto Matinal
- Dó Maior
- Enrico Caruso
- José Carreras
- Joseph Szigeti
- KV
- Lá Bemol Maior
- Luciano Pavarotti
- Maria Callas
- Mi Bemol Maior
- Mi Maior
- Momento Musical
- Os Grandes Intérpretes da Música
- PLÁCIDO DOMINGO
- Rádio Estadual do Paraná
- Ré Menor
- Renata Scotto
- Renata Tebaldi
- Si Bemol Maior
- Sol Maior
"Tosca" ganhou justos aplausos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de outubro de 1989
Uma das raras críticas especializadas em ópera no Brasil, a Sra. Maria Teresa Del Moro, colaboradora da "Última Hora", Rio de Janeiro, assistiu as duas récitas de "Tosca", na quarta e quinta-feira da semana passada e, não escondeu algumas opiniões, antecipando aquilo que estará em seu artigo prometido para a edição de hoje do jornal carioca. Entre outras coisas, disse a várias pessoas que nos últimos 30 anos, no Brasil, esta foi a melhor montagem que assistiu da ópera de Puccini.
Barbra, Anita, Etta e Mice, vozes na praça
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de março de 1989
Quatro excelentes vozes internacionais. Estilos diferentes para públicos idem mas identificados pela qualidade. Desde a superstar Barbra Streissand à estreante (para os brasileiros) Mica Paris, passando pela suavidade de Anita Baker e o calor jazzístico de Etta James.
Tags:
- Alan Bergman
- Anita Baker
- Barbra Streissand
- Billy Wilder
- Burt Bacharach
- Carol Bayer Sager
- Chuck Berry
- Courtney Pine
- Curtis Mayfield
- Don Johnson
- Etta James
- George Duke
- Good Enough
- I Get
- I Got
- Led Zepellin
- Luther Vandross
- Marilyn Monroe
- Marvin Gaye
- Miami Vice
- Michael Powell
- Michel Legrand
- Nathan East
- O Fantasma da Ópera
- O Pecado Mora
- Omar Hakim
- Ottis Redding
- Paulinho da Costa
- PLÁCIDO DOMINGO
- Querem Me Enlouquecer
- Quincy Jones
- Roll Music
- Rolling Stones
- Style Council
- Taylor Hackford
- The Spirit
- Tom Ewell
Terra de Rose e Crônica de Gabriel, as grandes estréias
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de maio de 1989
Dois dos melhores filmes do ano acabaram ficando praticamente inéditos em Curitiba: após seis magras projeções (duas sessões foram canceladas), no sábado passado, 29, saíram de cartaz "Maurice", de James Ivory (Bristol) e "O Homem da Linha", de John Sterling (Cinema I). O motivo foi simples: apenas 39 espectadores do Bristol e 40 no Luz, "com uma renda que não dava sequer para pagar a luz gasta", explica Aleixo Zonari, lamentando ter tomado esta atitude, "mas num fim de semana prolongado com o feriado de 1º de maio, não poderíamos ter prejuízos elevados".
Tags:
- A Bela Palomera
- Alan Parker
- Aleixo Zonari
- Augusto Sevá
- Berenice Mendes
- Brasília
- Camicie Rosse
- Catherine Deneuve
- Cem Anos de Solidão
- Cine Ritz
- Cinemas de Curitiba
- Conrado Berning
- Die Hard
- Duro de Matar
- Fazenda Anoni
- Festival Internacional de Havana
- Força do Povo
- Francesco Rosi
- Frederico Fullgraf
- Fundação Cultural de Curitiba
- Fundação Cultural do Distrito Federal
- Gabriel Garcia Márquez
- Garcia Márquez
- Gian Maria Volonté
- Glauber Rocha
- Henning Carlsen
- Irene Papas
- Irmãos Gêmeos
- Ivan Reitman
- James Ivory
- John McTiernann
- Jornada Internacional de Cinema da Bahia
- Júlia Migenes Johnson
- La Terra Trema
- Luchino Visconti
- Lucia Bose
- Maria Helena Saldanha
- Mick Nichols
- Morte Anunciada
- Nas Montanhas dos Gorilas
- O Bandido Giuliano
- O Caso Mattei
- O Desapropriado
- O Homem da Linha
- Ornella Mutti
- PLÁCIDO DOMINGO
- Rain Man
- Roger Rabbit
- Rupert Everett
- Ruy Guerra
- Tetê de Moraes
- Um Peixe Chamado Wanda
- Uma Cilada
- Uma Secretária de Futuro
First New York Jazz Festival, para matar de inveja a todos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de julho de 1988
Pelo menos três curitibanos ligados à comunidade cultural souberam aproveitar seus dólares e parte das férias de junho para assistir, mesmo que em parte, o maior evento realizado nos Estados Unidos este ano: The First New York International Festival Of Arts, aberto no dia 11 de junho com a première de "Drink To Me Only With Thine Eyes", coreografado por Mark Morris, com música de Charles Ives, pelo American Ballet Theatre - no Metropolitan Opera House - e que se encerrará na próxima segunda-feira, 11, com uma nova apresentação do tenor Plácido Domingo, no Central Park.