Paul Deluc
Escorpiã austríaca e Tolerance francesa sob o sol de Fortaleza
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 24 de novembro de 1989
Fortaleza
Tags:
- Alejandro Agresti
- Anne Brochet
- Café Bagdá
- Declínio do Império Americano
- FestRio
- Frank Martin
- I FestRio
- Imanol Uribe
- Jesus de Montreal
- Jim Jamurschi
- João Mário Grilo
- John Duigan
- John Huston
- Morte Anunciada
- Mulher Aranha
- O Processo do Rei
- Oliver Stone
- Paul Deluc
- Percy Adlon
- Raul Julia
- Rosalie Vai
- Ruppert Everett
- Sede de Amar
- Terry Jones
- Theo Angelopoulos
- Ugo Tognazzi
- Wim Wenders
- XVIII
A I Mostra do Cinema Latino vem ao Paraná
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de agosto de 1987
Desta vez quem deu o furo foi uma prosaica publicação literária, o tablóide mensal "Leia", editado pelo Jorueês, em São Paulo, com direção do jornalista José Maria Cançado: ao mesmo tempo em que o Paraná vai relançar o Concurso Nacional de Contos, patrocinará uma mostra latino-americana de cinema.
Tags:
- Álvaro Dias
- Cine GROFF
- Cinema Distribuição Independente
- Cinemas de Curitiba
- Cinemateca do Museu de Arte Moderna
- Concurso Nacional de Contos
- Correio de Notícias
- Cosme Alves Neto
- Fábio Campana
- Festival de Havana
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- FestRio
- Fundação Teatro Guaíra
- Gabriel Garcia Márquez
- Gaivota de Ouro
- Gian Maria Volonté
- Governo do Estado
- I FestRio
- II FestRio
- III FestRio
- Leon Cakoff
- Miguel Littin
- Mostra do Cinema Latino Americano
- MPM
- Novo Cinema Latino-americano
- Paul Deluc
- Rede Globo
- René Ariel Dotti
- Rubem Fonseca
- Sale Wolokita
- Secretaria da Cultura
- Terceiro Mundo
- Tiempo de Morir
- TV Globo
- TV Iguaçu
Uma mostra para conhecer um pouco mais de cinema
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de outubro de 1987
Entre 1930/1983, foram realizados 8.287 filmes em dez países da América Latina. Deste total, quantos foram vistos no Brasil?
Embora o Brasil ocupe o segundo lugar na produção: com 2.028 filmes, abaixo somente do México (3.953), praticamente ignoramos a produção cinematográfica latino-americana. Aqui, como em todos os países do Continente, a indústria americana sempre impôs as regras do jogo e muito raramente um filme argentino ou chileno apareceu nos circuitos comerciais.
Tags:
- A História Oficial
- Americano do Paraná
- Aníbal Requião
- Armando Ribeiro Pinto
- Berenice Mendes
- Biblioteca Pública do Paraná
- Cinemas de Curitiba
- Diário do Paraná
- Eugênio Felix
- Federico Garcia
- Fronteira das Almas
- Gabriel Garcia Márquez
- Governo Álvaro Dias
- Hector Babenco
- Hector Oliveira
- Hermano Pena
- I FestRio
- João Baptista Groff
- João Batista de Andrade
- Jorge Ali Triana
- Lael Rodrigues
- Leila Diniz
- Lindolfo Gaya
- Luíz Carlos Lacerda
- Luiz Puenzo
- Mauro Alice
- Mostra do Cinema Latino Americano
- O Beijo da Mulher Aranha
- O Foguete Zé Carneiro
- O País dos Tenentes
- Pastor Vega
- Paul Deluc
- Paulo Autran
- Rádio Pirata
- Retrato de Teresa
- Secretaria da Cultura
- Tiempo de Morir
- Universidade Livre
O melhor ficou nas exibições paralelas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 07 de dezembro de 1985
Um momento de emoção no FestRio foi quando Mercedes Sosa, que havia chegado ao Rio na manhã de sábado, 30, subiu ao palco para entregar a sua amiga Estela Bravo, o prêmio especial dado ao tape "Ninos Desaparecidos", que aborda a repressão na Argentina.
Tags:
- A Escolha de Sofia
- Ana Belém
- Arthur Penn
- Berlim Oriental
- Brás Cubas
- Carmem Maura
- Céu Aberto
- Christine Pak
- CIA
- Fernanda Montenegro
- FestRio
- Garcia Márquez
- Glenda Jackson
- Je Vous Salue
- Jean Gabriel Albicoco
- João Batista Andrade
- João Botelho
- Jorge Ali Triana
- Machado de Assis
- Mercedes Sosa
- Midnight Movies
- Ney Matogrosso
- O Exílio de Gardel
- O Mundo de Uma Mulher
- OCIC
- Orson Welles
- Paul Deluc
- Pedro Jorge de Castro
- Rogério Sganzerla
- Tancredo Neves
- Tiempo de Morir
- Tucano de Ouro
"Tempo de Morrer"foi o premiado do FestRio
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 03 de dezembro de 1985
Ao contrário do ano passado, quando "Cabra Marcado Para Morrer" premiado com o Tucano de Ouro, saiu do FestRio já com uma disputa de cadeias de exibição para o seu lançamento, o grande premiado deste ano - " Tempo de Morrer", produção colombiana baseada em um texto de Gabriel Garcia Marques ( Nobel de Literatura- 1982) não tem sequer perspectiva para comercialização imediata.
Tags:
- Akira Kurosawa
- Associação Brasileira de Cineastas
- Assunção Hernandez
- Cabra Marcado
- Cabra Marcado Para Morrer
- Centro Internacional do Filme
- Christine Pak
- Eduardo Souto Neto
- El Salvador
- Eric Nepomuceno
- Estado Unidos
- Federação Internacional de Cineclubes
- Festival Internacional do
- FestRio
- Gabriel Garcia Marques
- Gaivota de Ouro
- Glenda Jackson
- Hermeto Pachoal
- Hotel Nacional
- João Batista de Andrade
- João Botelho
- Jorge Ali Triana
- Júlio Bressane
- Luiz Carlos Barreto
- Marcos Paulo
- Mário Martone
- Martin Fierro
- O Exílio de Gardel
- OCIC
- Paul Deluc
- Paul Leduc
- Pedro Jorge de Castro
- Pierre Kast
- Prêmio Nobel
- Ricardo Lua
- Rogério Sganzerla
- Se Permuta
- Stuart Angel
- Tancredo Neves
- Tempo de Morrer
- Tucano de Ouro
- Vinícius de Moraes
- Zuzu Angel
Frida, uma grande personagem mexicana
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 28 de novembro de 1985
RIO DE JANEIRO - Os melhores filmes do FestRio vêm sendo apresentados na parte competitiva. Assim foi com o estimulante "Nem tudo é verdade", de Rogério Sganzerla, sobre a passagem de Orson [Welles] pelo Brasil (em 1942), o profundamento político atual "A história oficial", produção argentina e também exibido hors concours, "Frida - natureza viva" do mexicano Paul Deluc.
Poema: cidade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de dezembro de 1986
Da floresta para a cidade. É "Poema: cidade", uma tentativa de abordagem cinematográfica tão vanguardista quanto a obra do personagem focado - o poeta Augusto de Campos.