Login do usuário

Aramis

O clássico como convém (ao gosto de cada um)

A cada mês, um novo pacote de excelentes lançamentos clássicos pela Polygram, com produções perfeitas e para todos os gostos. Neste maio que se encerra, mais uma coleção esplêndida a começar pela The Boston Pops, hoje sob regência de John Williams e que em "Out Of This World" (Philips/Digital) traz em grandiosos arranjos, temas de oito filme espaciais: "2001: Uma Odisséia No Espaço", "E.T.", "Alien", "Jornada nas Estrelas" (tanto do seriado da televisão, como do filme de Robert Wise), "Batlestar Galactica", "Twilight Zone" e "O Retorno de Jedi". Por si, os temas destes filmes - de Williams, Jerry Goldsmith, Alexander Courage e até Strauss ("Assim Falou Zaratustra", de "2001") já são perfeitos. Nos arranjos de Williams, com a perfeição comunicativa da Boston Pops resultaram num álbum delicioso. Aposentado apenas oficialmente, Leonard Bernstein, 69 anos, continua mais ativo do que nunca. À frente da Wiener Philharmoniker, rege duas Sinfonias - as número um ("Primavera") e nº 4, em ré menor, opus 120, de Robert Schumann (1810-1856), em gravação ao vivo, feita em Hamburgo há poucos meses. CLÁSSICOS PIANOS - Três gênios dos teclados em gravações novas: Martha Argerich, em duo com o violoncelista Mischa Maisky, interpretando as três sonatas para violoncelo e piano de Johann Sebastian Bach. Emil Gilels traz obras das mais complexas: a Sonata para piano nº 29 em si bemol maior, opus 106 - a "Hammerklavier", de Ludwig van Beethoven (1770-1827), composta entre 1817/1818, quando Beethoven vivia em Viena. Na época, ele próprio reconhecia a grandiosidade da obra: "Estou escrevendo agora uma Sonata que deverá ser a maior entre as que compus". Claudio Arrau, um dos três mais famosos pianistas contemporâneos, numa gravação feita em Munique, em abril de 1984, traz os quatro Scherzo de Fréderic Chopin (1810-1849), mais a Polonaise nº 7, em Lá Bemol Maior, opus 61, do mesmo autor. Chopin compôs três destas obras na década de 1830, duas durante a década de 1840, quase todas mostrando o compositor no seu auge. Como as "Ballades" e os "Impromptus", seus "Scherzos" compõem uma família de quatro. Embora com fortes semelhanças entre si, a simplicidade formal dos "Scherzos" resulta não da inocência do autor, "mas de um processo magistral de decantação: o material temático é extremamente original mesmo para Chopin" escreveu o musicólogo Max Harrison. MOZART continua, naturalmente, a fazer parte dos suplementos mensais tanto da Polygram como da CBS, as mais ativas gravadoras na área erudita. Na sofisticada série Flrielegium/L'Oiseau-Lyre, temos a notável The Academy Of Ancient Music, sob regência da Christopher Hogwood, dando sua leitura de "Eine Kleine Nachtmusik", do Noturno para quatro orquestras e a Serenata Noturna. The Academy Of Ancient Music, com seus instrumentos de época, regida por Hogwood, teve nesta gravação - feita em 1984 - a participação também do Quarteto Salomon, formado por Simon Standage e Micaela Comberti, nos violinos; Trevor Jones na viola; Jennifer Ward-Clarke, no violoncelo e Barry Guy, no contrabaixo. Ainda neste suplemento clássico da Polygram, temos um magnífico álbum com Los Romeros - os guitarristas espanhóis Angel, Celedonio, Celin e Pepe Romero, mais a participação da mã Angelita (percussão e castanholas), interpretando a suite "Carmen" de Georges Bizet (1838-1875); "La Revoltosa" de Ruperto Chapin (1851-1909); quatro "Danza Española" de Manuel De Falla (1876-1946). Um lançamento excepcional, que se acrescenta a outros recentes álbuns que estão trazendo tesouros da música espanhola - e a propósito dos quais voltaremos, com registro mais detalhado, em próxima edição.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
2
18/05/1986

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br